Os 10 maiores episódios do “Unplugged” da MTV

A série “Unplugged” da MTV se tornou um verdadeiro sucesso nos anos 90, trazendo um formato diferente do habitual, ou seja, levando seu nome ao pé da letra, “desplugando” esses grupos.

Claro que para cada pessoa, o topo de lista é diferenciado, mas alguns deles, como o do Nirvana e Alice in Chains, sempre estão encabeçando essa conta. O site Loudwire elegeu os dez maiores episódios.

10 – Oasis

9 – Black Crowes

8 – Korn

7 – Stone Temple Pilots

6 – Kiss

5 – Jimmy Page e Robert Plant

4 – Eric Clapton

3 – Alice in Chains

O especial MTV Unplugged do Alice in Chains ocupará um lugar especial para muitos fãs da banda, pois foi uma das últimas apresentações públicas de Layne Staley antes de sua morte. A banda definitivamente criou um clima com o palco à luz de velas e as harmonias de Jerry Cantrell e Staley nunca soaram tão doces. O formato “unplugged” realmente acentuou o poder e a vulnerabilidade dos vocais de Staley enquanto a banda tocava o coração com “Nutshell” e hipnotizava o público com “No Excuses”, “Down in a Hole” e “Heaven Beside You”, entre outros. Eventualmente lançado como um álbum ao vivo, o conjunto alcançou a posição número 3 na Billboard 200.

2 – Pearl Jam

A série MTV Unplugged estava começando a se firmar em 1992, assim como uma nova banda de Seattle chamada Pearl Jam. Com seu álbum Ten explodindo nas rádios, o grupo liderado por Eddie Vedder gravou um set de sete músicas que, apesar de sua suposta natureza despojada, ainda mostrou muita energia e intensidade para o público e definitivamente mostrou suas proezas ao vivo. O conjunto incluía sucessos como “Even Flow” e “Alive”, bem como a trilha sonora favorita dos futuros singles “State of Love and Trust”.

1 – Nirvana

É com este que todos os outros episódios do MTV Unplugged devem ser comparados, especialmente dada a sua importância. Gravado poucos meses antes da morte de Kurt Cobain e lançado postumamente como um álbum ao vivo, Nirvana: MTV Unplugged in New York encontrou a banda totalmente no comando do momento, desde o cenário até o setlist. Em vez de confiar em seus sucessos, Cobain e companhia optaram por faixas e covers mais profundos que eventualmente se tornariam sucessos devido ao excelente desempenho. No uteroa faixa “All Apologies” se tornou um grande sucesso, enquanto “About a Girl” também ganhou uma segunda vida com o lançamento. Cobain também interpretou alguns de seus favoritos, incluindo “The Man Who Sold the World” de David Bowie e “Lake of Fire” do Meat Puppets. O álbum liderou as paradas e o Nirvana recebeu muitos elogios por não abordar o show como uma “vitrine de sucessos”.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *