Para Edsel Dope, Static X atualente é “pelo legado e não dinheiro”
O vocalista do Static-X, Wayne Static, faleceu em novembro de 2014, o que obviamente fez todos pensarem que a banda havia acabado. Os membros fundadores do Static-X ressuscitaram a banda em 2018 com o vocalista ao vivo Xer0 (que se acredita ser o vocalista do Dope, Edsel Dope ) e eventualmente lançaria o Project Regeneration Vol. 1 em 2020 com os vocais de Static e Xer0.
Em uma entrevista ao Battleline Podcast, Dope explicou em detalhes por que ele sente que a banda não é somente algo pelo dinheiro e por que ele acha que Static ficaria orgulhoso. Sobre o tema do primeiro, Dope disse que é essencialmente muito caro fazer um show do Static-X para que seja só “ganhar dinheiro”:
“Quando Wayne faleceu, vamos apenas dizer que ele não estava no topo. Vamos apenas dizer que quando eu e ele estávamos tocando aqueles pequenos shows em clubes, ele estava resistindo. E os fãs sabiam disso. E é por isso que ele estava tocando para pequenas multidões; as pessoas, de várias maneiras, meio que desistiram. Mas depois de trazermos o Static-X de volta e fazermos aquele memorial de aniversário de 20 anos para Wayne Static e fazermos o Projeto Regeneration e lançar esse álbum para as pessoas, acredito que ele está nas mentes e nos corações dos fãs mais do que nunca, e ele é uma lenda de uma maneira diferente. Ele saiu não no melhor, mas nós o trouxemos de volta e o apoiamos e fizemos as pessoas se lembrarem dele pelo melhor dele, que foi o trabalho que ele fez naqueles nove anos de Static-X.
E então o que ele deixou para nós para ajudar a terminar e sair pelo mundo e comemorar com seu espírito e os fãs e sua família e a banda original de Wisconsin Death Trip , é bastante notável pensar, se você fosse Wayne olhando para baixo e dizendo: ‘Cara, você quer me dizer que eu morri e três anos depois, minha banda original voltou, saiu em turnê, não tentou me substituir por um novo vocalista, mas em vez disso encontraram uma maneira de me representar e me manter envolvido nisso e fazer os fãs celebrarem meu legado e lembrarem de Wayne Static.‘
Lembrando do Static-X , é claro, porque ninguém era maior do que o Static-X ; foi uma receita incrível que quatro caras fizeram, mas todos nós reconhecemos que Wayne era o motor dela. Mas se ele estivesse olhando para baixo, que, cara, você não poderia fazer nada além de ficar absolutamente impressionado e honrado com a quantidade de amor e admiração e a quantidade de trabalho que eu, a banda e sua família colocamos na orquestração de tudo isso.
E se você viu esses shows, ou mesmo se você os encontrou online, a quantidade de produção e tempo e dinheiro que foi investido… Mano, você quer ver a porra da conta da produção e da turnê?’ Este não era um bando de caras dizendo, ‘Oh, nós encontramos nosso caminho para chegar ao topo financeiramente.’ Não. Esta foi uma maneira de sairmos e fazermos algo muito legal criativamente, artisticamente que veio de todos os lugares certos em nossos corações.
E eu, como um grande fã do Static-X , sou grato que isso aconteceu porque eu sinto falta da banda e sei que os fãs sentem falta também. E agora o Static-X está em turnê com Rob Zombie e Mudvayne tocando para 20 mil pessoas por noite – exatamente onde estariam se Wayne ainda estivesse aqui. E isso é tudo que você precisa dizer. A música era maior do que tudo; a conexão que a banda tinha era maior do que qualquer outra coisa. E acho que encontramos um maneira única de permitir que o Static-X continue a viver sem tentar movê-lo para o futuro e existir no futuro sem Wayne. É mais sobre que é um ato de legado, e sempre será. E é apenas uma maneira muito criativa de permitir que a banda continue a fazer parte dessas grandes e legais experiências.”