Para John Dolmayan, “S.O.A.D deveria ter se separado em 2006”

John Dolmayan, o baterista do System Of A Down   comentou em entrevista ao “Battleline Podcast”, que a banda já não é a mesma há muito tempo, e que para ele, deviam ter se separado em 2006:

 “Serj Tankian realmente não queria estar na banda há muito tempo. E, francamente, provavelmente deveríamos ter nos separado por volta de 2006. Tentamos nos reunir várias vezes para fazer um álbum, mas havia certas regras estabelecidas que tornavam difícil fazer isso e manter a integridade do que o System of a Down representava. Então, não podíamos realmente nos unir e concordar . E parte disso é Serj. A culpa é dele, e parte disso é minha culpa, e de Shavobe de Daron também. Mas no final das contas, se você tem a maioria da banda pensando de um jeito e uma pessoa pensando de outro, é muito difícil se unir e fazer música pensando que essa pessoa é importante. E cada membro desta banda é muito importante para o som geral. E você saberá disso ouvindo os projetos paralelos de qualquer pessoa; eles nunca são tão bons em comparação com System. Na verdade, acho que muitos deles não são muito bons. E quando você compara isso com o que fazemos juntos, você entende por que a equipe é importante e ter certos talentos se juntando e mesclando a matéria e aquela coisa mágica capturada fazendo isso importa.

Não importa o que aconteça, Daron é um dos melhores compositores que já vi na minha vida. O que ele faz com o Scars [On Broadway] nunca estará no mesmo nível ou liga do System. Isso não significa que o Scars seja ruim; apenas significa que não é o System. Porque, no final das contas, ele não me faz tocar bateria; ele não tem Shavo tocando baixo e trazendo certos riffs e acrescentando A música de Daron , e ele não tem Serj trazendo sua melodia e letra para a peça. Portanto, são todas essas coisas que nos tornam System.

John foi abordado para aprofundar sobre sua visão de separação em de 2006”, ele disse:

Acho que deveríamos ter seguido em frente, e se Serj não queria estar na banda naquela época, deveríamos ter apenas seguido em frente e ter feito com outra pessoa. Mas isso é o que acontece quando você é leal e realmente quer fazer funcionar; você vai tolerar coisas que podem ser prejudiciais à saúde da banda ou à saúde da situação. Talvez tivesse sido melhor se tivéssemos seguido em frente e contratado outro cantor para um álbum ou dois e continuado a fazer música e trazido Serj de volta mais tarde, se ele quisesse voltar. Isso provavelmente teria sido melhor. Mas do jeito que está, eu acho que perdemos 15, talvez 20 anos de nossas vidas esperando.”

Pressionado sobre como é para ele e seus companheiros de banda ainda se apresentarem ao vivo juntos, Dolmayan disse:

Quando estamos realmente no palco, é ótimo. Está chegando a esse ponto que é desanimador. Temos um show agendado para o próximo ano. Um show. É isso.”

John disse ainda que alguns de seus companheiros prefeririam ser muito mais ativos com shows:

Acho que gostaríamos de trabalhar muito mais, mas Serj também está com problemas nas costas agora; ele estragou as costas de alguma forma. E ele simplesmente não quer fazer turnês tanto quanto o resto de nós. Olha, se minha esposa me dissesse que faríamos sexo uma vez por ano, eu estaria divorciado. Então você descobre o que é. 

Não acho que isso seja sustentável. O resto de nós quer trabalhar muito mais do que ele. Agora, não sei se isso significa que vamos apenas terminar e esquecer e chamar isso de carreira ou se vamos seguir em frente com outra pessoa. Ou se Serj vai aparecer. Em última análise, o melhor cenário para mim é Serj aparecer e podemos fazer, tipo, 15, 20 shows por ano. Mesmo isso seria suficiente. Poderíamos ir a lugares que não tocamos há muito tempo para torcedores que nunca nos viram jogar. Isso é importante para mim.

Não sei o que vai acontecer. Até mesmo falar sobre o System meio que me deixa chateado, porque sei qual é o nosso potencial. E sei que se fizermos um álbum, será fantástico porque temos músicas que estão prontas há cinco, seis anos; só temos que entrar e gravá-las. E não sei se isso vai acontecer ou não.

Você só tem uma chance na vida. Faça o melhor dela.”

O último esforço do System of a Down em estúdio, foi em 2020, quando lançaram duas faixas inéditas e acendeu no público a possibilidade de um novo disco, que já esfriaram há tempos e pelo visto, podem ser enterradas.

Siga o Confere Só no Instagram e no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do rock/metal

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *