Phil Anselmo detona fã com bandeira dos confederados em show do Pantera: “ridículo cara”

Durante um show do Pantera em Sofia, na Bulgária, nesta sexta feira (26), o vocalista Phil Anselmo repreendeu um fã na plateia que portava uma placa com a bandeira dos Confederados levantada.

Na última música do set, “Cowboys From Hell“, Anselmo disse:

“Sofia, eu tenho que dizer isso: um público incrível. Mais uma coisa: tem uma pessoa aqui segurando esta bandeira tentando arruinar a porra do show. Eu desautorizo, eu desautorizo ​​a porra da bandeira. Me desculpe. É ridículo, cara. Mantenha a política fora desta merda. É chato.”

A referida bandeira já foi parte do merchandising oficial do Pantera anos atrás, e também, estampou uma das guitarras de Dimebag Darrell.

Em uma entrevista em 2016, Phil Anselmo e Rex Brown comentaram o uso da bandeira anteriormente dizendo:

“Se realmente vamos fazer comentários aqui, sim, vejo as bandeiras confederadas projetadas. Bem, por exemplo, eu sempre disse: ‘Bandeiras não significam absolutamente nada para mim.’ Dois, usando a bandeira confederada, apesar do que alguém diga – e eu não dou a mínima, porque não importa o que eu diga, estou condenado se o fizer, condenado se não o fizer – mas a verdade de tudo isso é, era tão inocente quanto inocente poderia ser. Não estávamos confessando nenhum poder clandestino de estrutura ou como quer que seus idiotas queiram dizer hoje em dia. Acho que usamos a bandeira confederada apenas por causa de Lynyrd Skynyrd. Aprendemos com pessoas antes de nós. E nunca foi sobre nada além disso.” – disse Anselmo.

Brown acrescentou : “A bandeira confederada está na contracapa de ‘The Great Southern Trendkill’. Essa era a parte ‘Sul’ dela. Ainda havia estados que tinham isso em suas bandeiras estaduais. Hoje em dia é proibido usar isso. Não é tão politicamente correto. Mas não tinha nada a ver com racismo. Nenhum de nós era assim. Era apenas uma ligação com a arte da contracapa. Mesmo naquela época, eu disse: ‘Isso não é o caminho para seguir.’ Lynyrd Skynyrd usou um por anos e ainda usa. Agora as pessoas confundem isso com racismo e ódio. Não é disso que se trata essa banda; muito pelo contrário. Mas é a única coisa que eu diria nos dias do PC que me arrependo sobre.”

Vinnie Paul, falecido baterista do Pantera, disse em entrevista enquanto excursionava com o Hellyeah sobre o caso:

“Tudo o que vou dizer é que é uma grande reação instintiva a algo que aconteceu. É lamentável que as pessoas sejam assim – elas querem apontar o dedo para algo, você sabe.

Honestamente, este país foi construído sobre a liberdade de expressão, e quando você não pode mais fazer isso, então não é mais baseado nisso, você sabe. É uma coisa delicada, você sabe, e isso é realmente tudo o que vou dizer sobre isso. Só acho que não segue o que o país foi construído e no que foi baseado. Para mim, isso é um golpe, mas é assim, cara.”

O supergrupo Superjoint do qual Phil Anselmo também fez parte, já fez uso da bandeira em um de seus discos, “A Lethal Dose Of American Hatred”, o qual o vocalista disse:

“Em retrospecto, sabe de uma coisa? Eu não a teria usado. O título é lamentável pra caralho”. Ele acrescentou: “. É provavelmente o meu menos favorito de todos os álbuns que já fiz no que diz respeito ao conteúdo lírico, apenas a ideia por trás da coisa toda, porque tenho um senso de humor louco e não faça muita merda irônica, cara, mas quando algo é lido em preto e branco, as pessoas na maioria das vezes vão ler em preto e branco. Eles vão aceitar pelo valor de face.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Phil Anselmo detona fã com bandeira dos confederados em show do Pantera: “ridículo cara”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *