Resenha: Ten – “Something Wicked This Way Comes” (2023)

Vindo do Reino Unido, o Ten usou seu tempo na pandemia para produzir dois discos. O segundo deles chega agora em 2023, intitulado “Something Wicked This Way Comes“, lançado pela Frontiers Music e distribuído no Brasil pela Shinigami Records.

O trabalho inicia com uma fala e o que parece algo que nos levará a um filme de fantasia, logo somos apresentados aos riffs de “Look For the Rose“. A música apresenta o básico de uma música encarnando o power/speed metal. Aqui vemos que um quesido em alta o trabalho tem; sua produção, que é limpa e cristalina. “Brave New Line” chega na sequência e busca um tom mais robusto e mostra boas melodias vocais de Gary Hughes. A dupla de guitarristas Dann Rosingana  e Steve Grogott tem aqui um dos melhores momentos do registro. “The Tidal Wave” tenta soar como uma balada, mas não emplaca e soa completamente sem graça, fato esse que aqui começa a demonstrar um problema que irá se estender até o final do disco. “Parabellum” encarna alguns traços de um Dream Theater noventista, e é bem montada e executada, com um refrão mais linear, que soa muito bem dentro da sua proposta. A faixa título vem em seguida e não soa mais do que mais uma balada insonsa. Daí em diante,  disco parece sofrer um apagão e começa a parecer uma repetição sem fim da mesma música com alguns toques diferenciados em cada parte. Um monte de músicas apáticas são despejadas no ouvinte como a sem graça “The Only Way Out” ou o encerramento mediano e chinfrim de “The Greatest Show on Earth“, cujo nome parece uma afronta ao que é mostrado na segunda metade do álbum.

A ideia de dois discos não pareceu tão apetitosa como a banda poderia pensar, dando a impressão de uma certa falta de cuidado ao compor, e não tendo bagagem necessária para tanto material. Talvez, a ideia de dois EP’s soasse menos pomposa e com mais agilidade. Como dito,elementos como a produção e algumas referências, são pontos positivos do disco, que no fim, causa uma audição morna e carregada de repetições.

NOTA: 6 

 

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

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