Rob Halford: Há 23 anos, era lançado “Resurrection”, seu primeiro álbum solo
Há 23 anos, em 8 de agosto de 2000, Rob Halford lançava “Resurrection“, o primeiro álbum de sua banda solo, batizada simplesmente Halford. O Metal God formou a banda para voltar às suas raízes Heavy Metal, já que seus projetos anteriores, o Fight e o 2wo distanciaram o frontman da vertente que o consagrou.
Para este projeto, Halford reuniu os guitarristas Patrick Lachman e Mike Chlasciak, o baixista Ray Riendeau e o baterista Bobby Jarzombek. Mike e Ray seguem na formação da banda até os dias atuais (sim, caro leitor, apesar de estar em plena atividade com o Judas Priest, sua banda solo está ainda existe e até 2019 lançou álbuns).
O álbum foi gravado em um período de quase dois anos, tendo início em 15 de agosto de 1998 e se encerrando em 27 de junho de 2000. Quatro estúdios foram utilizados para a gravação do play de estreia, três deles localizados na Califórnia: a bateria foi gravada no Sound City, guitarras e baixo foram registrados no Silver Cloud, gravações adicionais foram gravadas no American Recordings. Os vocais foram gravados no Bauwhaus Studios, nos Países Baixos. A produção ficou a cargo de Roy Z, que tocou guitarra também no álbum e hoje faz parte do lineup da banda.
A mixagem foi feita na Europa, no Bauwhaus Studio e também no Mi Sueño Studios, em Tenerife, Espanha. Para a masterização, o álbum novamente atravessou o Atlântico, indo para o Sterling Sound Studios, em Nova Iorque. A bolacha foi lançada pelo selo Metal-Is Records. No Brasil, o disco ganhou uma versão distribuída pelo extinto selo Abril Music, que também lançou os cinco primeiros do Black Sabbath, além do aclamado “Orgasmatron“, do Motörhead.
O aniversariante do dia conta com algumas participações especiais, a mais notória é a de Bruce Dickinson, que fez um dueto com Rob Halford na faixa “The One You Love to Hate“. Temos um total de 12 canções divididas em 48 minutos, que garantem bons momentos e um retorno honroso do vocalista ao Heavy Metal. Em 2003, a revista online Metal Rules classificou o álbum em 54° na sua lista dos “100 Melhores Álbuns de Heavy Metal de Todos os Tempos” e em 2005 a Rock Hard na posição 324 entre os “500 Maiores Álbuns de Rock e Metal de Todos os Tempos“.
No ano de 2006, o álbum foi remasterizado e lançado no catálogo da iTunes, com faixas bônus e com uma nova ordem na sua tracklist. Em 2009 essa versão foi lançada em CD. Era o Metal God iniciando com o pé direito a sua empreitada solo. Ele saiu em turnê com sua nova banda, tocando com o Iron Maiden e Queensryche. Alguns destes shows foram gravados e um álbum ao vivo, “Live Insurrection” foi lançado em 2001.
Hoje é dia de celebrar esse play, escutando-o no volume máximo e exalando o orgulho de vivermos na mesma época de Rob Halford. Esperamos por novas aparições tanto de sua banda solo quanto do Judas Priest em breve.
Show de bola essa fase solo de halford, valeu!!!!