Serj Tankian revela detalhes de como foi conversa com parceiros do SOAD para procurarem outro vocalista

Serj Tankian conversou com o “Bullseye With Jesse Thorn”, onde ele falou sobre como ele tomou a decisão de deixar o System of a Down sete anos atrás, quando indicou a seus companheiros de banda para que procurassem um novo vocalista. Ele disse:

“Em 2017, depois de fazermos uma longa turnê pela Europa, com 20 e poucos shows, voltamos e eu estava confiante na época de que fazer turnê não era mais para mim. Eu tinha sérios problemas nas costas, porque machuquei minhas costas na no meio da turnê, na Bélgica, eu me lembro, e ainda estava me recuperando disso. E com o tempo, ao longo dos anos… Fizemos um hiato entre 2006 e 2011, e então meio que fizemos turnê entre 2011 e 2017. E naquele ponto, eu pensei, eu realmente não quero fazer turnê. Eu simplesmente superei a viagem, a fisicalidade disso. Eu amo me apresentar. Eu simplesmente não queria viajar. E também se torna redundante artisticamente depois de um tempo, enquanto você está em turnê, se for mais de um ou dois shows. Então tivemos uma reunião da banda discutindo várias coisas, e eu pedi para me adicionar como um item na reunião da banda. E quando chegou a minha vez, eu apenas disse, ‘Quem vai me dar a festa de despedida? Quem vai ser o mestre de cerimônias?’ E eles ficaram, tipo, ‘O quê?’ Eu fiquei, tipo, ‘Vocês sabem que eu não quero fazer turnê, e não conseguimos fazer um disco.’ Então eu meio que disse, ‘Se vocês precisam encontrar um novo vocalista, estou totalmente aberto a isso, porque eu amo e respeito vocês e não quero segurá-los. A banda é algo muito importante, não só para vocês, mas para mim. E vamos descobrir algo, se eu puder ajudar. Vamos ser uma dessas situações únicas em que, em vez de xingar um ao outro e seguir caminhos separados ou eu seguir meu caminho separado, deixe-me ser construtivo. Deixe-me ajudá-los a encontrar alguém, se necessário.’ Eu queria dar a eles uma opção. Agora, se você me perguntasse, se eu continuasse na banda na época, em 2017, e outra pessoa fosse embora, eu nunca continuaria sem eles.

Eu acho que o System of a Down deveria ser sempre nós quatro. Mas independentemente do que eu sentisse, porque eu era o único que estava no caminho deles, se vocês quiserem, eu queria dar a eles uma opção. Então, foi por isso que eu fiz isso. E na época, eles estavam tipo, ‘Não, cara. Tudo bem. Se algo surgir, uma oportunidade, nós enviaremos para você. Não vamos pressionar.’ Porque antes disso, se algo surgisse, eles estavam tipo, ‘Vamos lá, temos que fazer essa turnê. Vamos lá.’ Havia muita pressão para fazer turnês, para tocar e essas coisas. E eu simplesmente não queria mais essa pressão. Então eles prometeram que não fariam isso. E isso meio que mudou um pouco as coisas, pelo menos naquela época.”

Tankian continuou dizendo que estar em uma banda com várias outras pessoas é “uma dinâmica única”. Ele explicou:

“Eles são seus parceiros criativos. Eles são seus parceiros de negócios. Ninguém pode ter a mesma visão exata. Ninguém pode ter o mesmo processo de pensamento exato. E tentar negociar tudo isso onde todos estão felizes não é realmente, realmente fácil.”

Tankian também falou sobre sua parceria criativa com o guitarrista/vocalista Daron Malakian:

“Tínhamos a mesma visão no começo. Daron e eu definitivamente estávamos na mesma página quando começamos. E no começo, ele escreveu todas as músicas e eu escrevi todas as letras para o nosso primeiro disco. No segundo disco, comecei a trazer mais músicas, ele começou a trazer mais letras. Eu diria que ‘Steal This Album’ , que é o nosso terceiro disco, era quase 50-50. Eu estava trazendo metade das músicas com letras, e ele estava trazendo a outra metade das músicas com letras, e então eu acrescentaria às letras dele, e ele adicionaria à minha música, ou o que quer que seja, reorganizaria algumas das músicas. Então foi muito equilibrado, que é o motivo pelo qual eu realmente amo esse álbum, mesmo que não seja o maior sucesso, e nunca tenhamos feito turnê para ele. A maioria dessas músicas nunca foi tocada ao vivo, mas há algo especial sobre ‘Steal This Album’ para mim.

Quando chegamos a ‘Mezmerize’ e ‘Hypnotize’ , enquanto trabalhávamos em ‘Mezmerize’ e ‘Hypnotize’, eu disse aos caras, dei a eles um aviso de dois anos e disse: ‘Escutem, quando terminarmos essa próxima fase do disco, preciso fazer minhas próprias coisas.'”

Serj Tankian recentemente lançou seu livro, “Down With The System” pela Hachette Books, onde ele falou pela primeira vez sobre o assunto de deixar o System of a Down e a possibilidade deles terem um novo vocalista.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *