Shavo Odadjian é comunista? Ele responde
O System of a Down é marcado por suas críticas políticas, e também pela divergências de opiniões e isso faz com seus fãs tirem conclusões sobre as opiniões dos demais integrantes.
Em uma sessão de perguntas e respostas feitas pela Metal Hammer, o baixista Shavo Odadjian respondeu a uma pergunta direta, sobre “por que ele é comunista?”. Ele então responde:
“Não sou. As pessoas acham que, porque o Sistema se manifestou contra o governo e a favor do povo, significa que somos comunistas. Eu não tenho essas crenças. Defendo a liberdade, a liberdade de expressão e a possibilidade de ter opiniões. Não sou de direita, nem de esquerda: tenho as minhas próprias crenças. É a única maneira de ser no mundo de hoje, porque os extremistas são muito barulhentos. Preciso poder dizer: ‘Você pode ter razão, e você pode ter razão – vamos conversar’, em vez de dizer: ‘Não, se você ficar aqui, eu te odeio’. Poderia ser mais controverso se estivéssemos fazendo isso desde o início, mas não gosto do jeito que as coisas estão indo na política aqui. As pessoas têm medo de falar sobre isso.”
Shavo também respondeu a pergunta se acha que existem muitas bandas tentando copiar o som do System of a Down:
“Não há muitas bandas que conseguem copiar o nosso estilo, porque as pessoas o ouviriam imediatamente. Já ouvi falar de outras bandas que foram mais exploradas do que nós. O Korn foi muito explorado!”
Atualmente, além do System of a Down, Shavo trabalha também seu projeto paralelo, o Seven Hours After Violet.