Slipknot está fechando acordo para vender catálogo musical por $120 milhões de dólares
A banda norte-americana Slipknot está próxima de fechar um acordo milionário para a venda de seu catálogo musical, estimado em aproximadamente US$ 120 milhões, segundo informações publicadas pela Billboard.
A negociação envolve a HarbourView Equity Partners e incluiria os direitos autorais das gravações originais e de publicação já lançadas pelo grupo, sem abranger futuros trabalhos. De acordo com estimativas do portal, o material do Slipknot gerou, nos últimos três anos, cerca de US$ 15,5 milhões por ano em receitas de streaming e outros formatos, além de US$ 5,2 milhões anuais provenientes de direitos de publicação.
Ainda não há confirmação se todos os integrantes participam da transação. Atualmente, o catálogo de gravações master é controlado pela Warner Music Group, que incorporou a antiga gravadora da banda, a Roadrunner Records, em 2007.
Formado em 1995, o Slipknot construiu uma das carreiras mais influentes do heavy metal contemporâneo. Desde o álbum de estreia, lançado em 1999, o grupo soma um Grammy, 11 indicações, múltiplos discos de platina e ouro e bilhões de streams e visualizações em todo o mundo. O álbum “Iowa” (2001) foi incluído pela Rolling Stone entre os “100 Maiores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”, enquanto o The Ringer classificou a banda como “a mais importante de sua geração”.
O trabalho mais recente, “The End, So Far” (2022), alcançou o topo da parada de vendas de álbuns da Billboard e ficou em segundo lugar na Billboard 200, garantindo ao grupo seu sexto disco no Top 10. O lançamento também liderou as paradas no Reino Unido, Austrália, Alemanha, Suíça e México, e estreou no Top 3 em mercados como Canadá, Japão, Finlândia e Bélgica. Seu antecessor, “We Are Not Your Kind” (2019), conquistou o primeiro lugar na Billboard 200 e liderou as listas oficiais de álbuns em 12 países.
Fundada por Sherrese Clarke Soares em 2021, a HarbourView Equity Partners é especializada em aquisições de conteúdo de alto valor nos setores de música, esportes e mídia. Com sede em Newark, Nova Jersey, a empresa administra mais de US$ 1,45 bilhão em ativos e já adquiriu mais de 70 catálogos musicais, além de investir em produtoras como MACRO e Mucho Mas Media. Seu portfólio conta com mais de 31 mil faixas de diferentes gêneros e épocas.