Steven Wilson explica porque mais discos do Black Sabbath não foram remixados

Já faz um bom tempo que novas versões de álbuns são comuns, principalmente em se tratando de obras lançadas originalmente na década de 70, onde não havia muitos recursos de gravação e uma boa polida pode melhorar alguns desses trabalhos.

Em conversa com Noise11, Steven Wilson falou sobre o porque alguns discos do Black Sabbath não poderem ser “retrabalhados”. Ele diz:

“As fitas foram perdidas. Então, esse é um exemplo clássico. E isso aconteceu algumas vezes comigo ao longo dos anos. A vontade de fazer estava lá. A gravadora queria fazer, o empresário queria fazer, eu queria fazer, e então eles não conseguiram encontrar as fitas.

O que eles encontraram foram alguns vídeos descartados da banda tocando diferentes takes das músicas. Então, fizemos o que pudemos, basicamente mixando esses vídeos, o que eu acho fascinante se você é fã daquele disco, para voltar e ouvir a banda tocando vários takes diferentes de ‘Supernaut’ ou ‘Wheels of Confusion’. Tem muita coisa ótima ali.

Infelizmente, não consegui mixar o álbum em si, porque as fitas multifaixas, assim como todo o catálogo do Sabbath, praticamente desapareceram, infelizmente.”

Steven Wilson retorna ao Brasil este ano e mais detalhes sobre o show você confere aqui.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Steven Wilson explica porque mais discos do Black Sabbath não foram remixados

  • agosto 6, 2025 em 8:50 pm
    Permalink

    Escutava o som em umas fitas cassete com chiadeira e tal…era bom demais!!!! Hoje em dia essa tecnologia atual meio que tira um pouco da sensanção de antigamente!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *