Terra – “Hypercube” (2021)

Em 2021, o Terra lançou seu disco de estreia “Hypercube”, que nos apresentou a banda em dez faixas, passeando por momentos do heavy metal, em um trabalho bem amarrado e bem construído, pegando em cheio aos fãs do metal melódico.

A abertura “Let it Burn“, é um prato cheio aos amantes das misturas que o metal brasileiro proporcionam. Alguns momentos ali nos remetem a poderosa “Nothing to Say”, do Angra. Mas a história não para aí, pois a música tem sua vida própria e é cheia de presença como cartão de visita. “Always Resist” é cheia de peso e groove e “Sign My Name”, traz ares da bossa nova em seu início, com um refrão transbordando melodia e um solo em estilo flamenco maravilhoso. A balada “Shivers and Snow” é destaque na linha mais calma do trabalho, com ótimas performance vocal do mentor do projeto, Lucas Barbosa, e a faixa evoca traços da música sertaneja raiz do Brasil. Bela junção. “Montaria” é um épico instrumental sincero e maravilhoso, com quase dez minutos, indo a fundo no que é o Brasilzão, com momentos magníficos de viola caipira dando o tom em meio ao peso e força do metal. Um trabalho muito bem executado e admnistrado aqui e particularmente, a que mais me surpreendeu no todo. A faixa título vem na sequência e é um épico cheio de classe, mesmo na sua também longa duração, as coisas fluem muito bem e “Out of Time” é quem encerra os trabalhos, de forma de acordo.

As letras buscam mesclar ao instrumental, temas como uma jornada própria, de auto conhecimento, superação e busca em entender as diferenças de uma sociedade. Daí, juntamos a ideia de tantos momentos passando por seu instrumental, buscando beber de diversos “lugares” da música nacional, que é tão rica culturalmente para se prender a um único deles.

Ainda que não seja necessariamente uma proposta inovadora, ou inédita, o trabalho cumpre muito bem o que se propõe ao se diversificar em seus andamentos e se jogar em tantas misturas, que sabemos não ser fácil trabalhar. O Terra dá seu primeiro passo, muito bem dado. Há sim por menores a se ajustar, mas uma coisa fica evidente e certa, há conteúdo e há verdade no resumo do jogo. Que venha o próximo!

NOTA: 7

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *