The Cult e Baroness lavam a alma dos roqueiros cariocas às vésperas do Carnaval
Texto: Carlos Monteiro
Fotos: Carla Cristina
No sábado de pré-Carnaval, com desfile de vários blocos de rua atraindo cerca de 160 mil pessoas pelo Rio de Janeiro, os admiradores do The Cult fizeram um belo contraponto à folia. Foi a perfeita antítese da alegria desenfreada do Carnaval com o estilo de raízes pós-punk da banda inglesa.
E quem abriu a noite foi outra banda de estilo nada folião, o Baroness, com atraso de cerca de meia hora, às 20h35, sob o olhar curioso de boa parte dos presentes. Embora não tenha tanta afinidade assim com o headliner, o público reagiu bem, ainda que nem todos ali conhecessem a banda. E o Vivo Rio foi sendo preenchido aos poucos, mesmo que não tenha lotado seus 4 mil lugares.
Abrindo com “Last word”, a banda norte-americana da Georgia chegou segura, com destaque para a guitarrista Gina Gleison, o tempo todo bangueando e convocando o público a bater palmas. O vocalista e guitarrista John Baizley comanda o espetáculo, apoiado pelo baixista Nick Jost, quicando ao som do groove compartilhado com o baterista Sebastiam Thomson.
É certo que o andamento mais arrastado de “Under the Wheel” dispersou um pouco, mas “A Horse Called Golgotha”, voltou a botar a apresentação nos trilhos, assim como “March to the Sea”, e seu dedilhado inicial que já empolgou os fãs.
Baizley lembrou que era a primeira vez deles no Rio e agradeceu a oportunidade de sair do frio dos Estados Unidos para o calor do Brasil, tanto em relação à temperatura como pela receptividade do público. “Shock Me” foi outro ponto alto, bem como a sequência final de “Tourniquet” e “Izak”, essa com direito a coro imitando o solo de guitarra. Pena que, provavelmente por conta do atraso no início do show, a última canção prevista no setlist, “Take my bones away”, não tenha sido executada.
Também com atraso de cerca de meia hora, pouco depois das 23h, precedidos pela “Cavalgada das Valquírias”, de Richard Wagner, no som da casa, os chefes da noite entraram no palco e mostraram o resultado dos seus 40 anos de carreira. E olha que nesse período já teve muita treta entre os integrantes, e até com os fãs, mas o profissionalismo segue intacto.
Coberto por roupas pretas com uma espécie de kilt, e um turbante e com um colar de tecido, o vocalista Ian Astbury deu início à potente “In the clouds” e emendou logo em “Rise”, mas foi só com a terceira canção, “Wild Flower”, que público e banda realmente sintonizaram. É a partir da oitava canção, aliás, com “Edie (Ciao Baby)”, seguida por “Revolution”, que a cumplicidade com a plateia realmente engrena. A canção, aliás, foi uma feliz inclusão no setlist padrão que a banda vinha executando desde a turnê no ano passado.
Seguiu-se então um tímido “Obrigado” do vocalista, na primeira vez que falou ao público, para enfileirar outros hits, como “Sweet Soul Sister”, cuja reação estampou um sorriso no rosto do guitarrista Billy Duff, que já estava em bom astral por ter passeado de manhã pela praia de Copacabana ao sol do verão carioca. A banda é formada hoje também pelo baterista John Tempesta e o baixista Charlie Jones, também seguros nas suas execuções.
É sempre difícil saber o que esperar de Ian, mas ele foi ficando mais solto ao longo da apresentação, e acabou fazendo suas dancinhas, movimentos com as mãos, chutando pandeiro e levantando o pedestal.
A sequência final com “Rain”, “Spiritwalker” e “Fire Woman” terminou a primeira parte do show com a banda aclamada. Feliz com a acolhida da plateia, recheando a casa de aplausos, Ian pediu que os cariocas ajudassem a banda a voltar à cidade.
A volta do bis foi com “Brother Wolf, Sister Moon”, para depois uma pequena inversão no setlist com “She Sells Sanctuary”, normalmente a última das apresentações devido à sua grande fama e ponto alto da noite. Mas coube à também querida “Love Removal Machine” a honra de encerrar o show, com direito a agradecimento ao microfone de Billy Duff e a esperança de que os cariocas tenham conseguido fazer sua parte para manter a cidade sempre na rota dos ingleses.