The Halo Effect – “Days of the Lost” (2022)
O The Halo Effect despertou a curiosidade dos fãs da música pesada desde o seu anúncio. A banda constituía em sua formação, a junção de cinco ex In Flames, se contarmos Mikael Stanner, que atualmente no Dark Tranquility, já esteve nos vocais da outra.
Após alguns singles, o grupo finalmente traz seu disco de estreia “Days of the Lost”, lançado pela Nuclear Blast Records e distribuído pela Shinigami Records.
O álbum não traz nada de revolucionário dentro do gênero death metal melódico, e nem se propõe a isso em momento algum. A vasta experiências de todos envolvidos no projeto fala por si só, sem a necessidade de ter de “esfregar” isso na cara de alguém nesse momento, e ao contrário, eles buscam fazer algo para divertir e ser livres de obrigações.
Assim, desde a introdução com “Shadowsminds”, reconhecemos a proposta com teclados climáticos que acompanham riffs de guitarras concisos e cadenciados, aliados ao vocal forte de Stainne. A faixa título surge na sequência e é uma das que mais remetem ao In Flames dos primórdios. “ContiTional” é uma grande momento, soando agressiva, rápido e cheia de presença, com certeza será um dos grandes destaques nos shows da banda. “In Broken Trust” é uma das mais diferentes que nós deparamos na gravação. A música segue com um bom groove nos versos e cai em um momento mais melódico e com vocais limpos no refrão, fazendo uma junção perfeita entre as partes. Particularmente uma das minhas favoritas no álbum. Mais adiante, indo para o encerramento, nos deparamos com “Last of Our Kind”, que traz a participação de Matt Heafy do Trivium, que faz um desfecho dramático para a faixa, fazendo uma boa entrega.
Em termos gerais, temos aqui um trabalho de espontaneidade e em tom de diversão de seus integrantes, que assim, esbarra no ouvinte da mesma forma, trazendo um disco bem amarrado, consistente, sem maiores pretensões. Assim temos um momento muito bom de uma banda que ainda pode entregar muito pela frente.
NOTA: 8
Pingback: Anders Friden comenta comparações entre o In Flames e o The Halo Effect - Confere Rock