Tim Commerford do RATM revela diagnóstico de câncer de próstata

O baixista do Rage Against The Machine, Tim Commerford , revelou em uma nova entrevista ao SPIN que recentemente teve sua próstata removida após ser diagnosticado com câncer. O procedimento ocorreu dois meses antes da recente turnê de verão da banda, a primeira em 11 anos.

“Tenho sido alguém que se orgulha muito de estar em forma e cuidar de mim mesmo”, disse o músico de 54 anos. “Mas é algo em que você tem sorte ou não.”

Questionado sobre como ele manteve uma perspectiva positiva durante o tratamento, Tim comenta:

Eu causei muitos danos por meio de esportes e mountain bike e esse tipo de coisa e sempre senti que tinha uma tolerância muito alta para a dor, e essa merda me deixou de joelhos. Depois que a dor passou, ainda não consegui me levantar de verdade, apesar de estar malhando e fazendo coisas, mas psicologicamente, o dano é grave. É muito difícil para mim não desmoronar e me emocionar.”

Sobre como ele descobriu que estava doente, Timdisse: “Fui fazer um seguro de vida, mas meus números de PSA estavam altos. Não consegui. Eles não me seguraram. No início, o número era muito baixo – como um ponto-algo. Eu observei ao longo de um ano e meio, e continuou subindo ainda mais. Eventualmente, eles fizeram uma biópsia e descobriram que eu tinha câncer, então eles retiraram minha próstata. Eu estava pensando, bem, porque eles estão observando e deixaram chegar a esse ponto, talvez não seja grande coisa. Eu me culpo. Eu deveria ter dito: ‘meus números estão elevados e o que isso realmente significa?’ Eu deveria ter levado mais a sério. Eu deveria ter procurado uma terapia alternativa em vez de ser sugado para a máquina capitalista mais nojenta da face do planeta: o estabelecimento médico. Agora estou na situação em que estou, qual é, prenda a respiração por seis meses. Não é bom e não me deixa feliz. Só estou tentando segurar as rédeas. Vai ser uma longa jornada, espero. Meu pai morreu aos 70 anos de câncer e minha mãe morreu de câncer aos 40 anos. Divida a diferença para 65 e tenho 10 anos. Estou tentando chegar à marca de 100 músicas – tenho alguns objetivos agora. Compor tornou-se uma catarse para mim.”

Embora o câncer de próstata seja uma das formas mais comuns de câncer encontradas em homens e seja a segunda principal causa de mortes por câncer em homens, também pode ser uma das formas de câncer mais tratáveis.

Se o PSA elevado for identificado precocemente, existem opções de tratamento que demonstraram prolongar a sobrevida. É importante que os homens sejam informados sobre as diferentes opções de tratamento e seu perfil de efeitos colaterais, para que possam ter conversas educadas sobre o tratamento com seu médico.

Em média, aproximadamente um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *