Tom Morello conta como descobriu o seu estilo de tocar guitarra

Tom Morello compôs um jeito totalmente único de tocar guitarra. Fosse no Rage Against the Machine ou no Audioslave, ele deixava aflorar sua identidade, onde sua guitarra se fundia a algo que poderia soar como um DJ trabalhando.

Em conversa a Rolling Stone Alemanha ele contou um pouco de como desenvolveu o seu estilo:

“Por muitos anos, quando eu praticava minhas oito horas por dia, tentava tocar como Randy Rhoads e Eddie Van Halen e todos eles. E para mim, o avanço foi a chave seletora da guitarra. Agora, na época em que eu estava praticando, a guitarra legal era a guitarra de Eddie Van Halen que só tinha um botão de volume. E minha guitarra, que era uma Gibson Explorer , estava sobrecarregada com todos esses botões e interruptores fora de moda e coisas assim. E um dia me deparei com a chave seletora do pedal wah e, ​​de repente, a guitarra soava um pouco como um teclado. E eu não disse, ‘Oh, eureka, agora vou inventar uma nova forma de tocar.’ Parecia estranho e diferente para mim, então eu meio que tinha isso no bolso de trás.

Tom relembra como um momento crucial em um show do RATM o fez ver as coisas de forma diferente e cruciais:

“Estávamos fazendo um show com duas bandas cover, e cada uma dessas bandas tinha um guitarrista incrível, como um guitarrista realmente proficiente tecnicamente, e pensei comigo mesmo: ‘Se vamos fazer algum show de merda no San Fernando Valley, com dois outros caras que estão fazendo a mesma coisa que estou tentando fazer, vou sair dessa roda de hamster.

Antes, eu praticava escalas de oito horas por dia. Depois disso, praticava oito horas por dia ruídos de animais, sons de robôs, ruídos de furacões e outros enfeites. E eu realmente senti que estava encontrando minha própria voz no instrumento. Para mim, foram necessários anos acumulando alguma técnica para finalmente ter a revelação de que valia a pena buscar meu próprio som.”

Questionado se ele sentia que faltava alguma coisa na guitarra do rock numa época em que cresceu cercado por trituradores como Eddie Van HalenYngwie Malmsteen e Steve VaiTom disse:

Bem, a coisa que eu pensei que estava faltando no rock era – veio mais pelo conteúdo lírico e filosófico do que pela forma de tocar guitarra. Eu adoro aqueles guitarristas e os admirei muito e tentei o meu melhor para tocar seus solos, mas também era fã de Gang of Four e Andy Gill e Allan Holdsworth e pessoas cuja música soava muito fora do estereótipo do triturador. E eu procuraria fazer um amálgama de ter a capacidade de aprender a técnica, mas não depender dela. A revelação foi, e uma das razões pelas quais eu acho que a música em que estive envolvido é diferente de outras músicas de certa forma, é que ainda tenho aquele triturador em mim, ainda tenho aquela mentalidade de atirador de armas em mim.

Nos anos 90, acho que havia apenas uma pessoa tocando solos de guitarra – eu e Mike McCready, talvez, éramos as únicas pessoas tocando solos de guitarra nos anos 90, porque eu adorava Judas Priest, Iron Maiden e Randy Rhoads e todos aqueles caras, mas ao mesmo tempo queriam que a guitarra encontrasse novos pastos para explorar.”

Tom Morello completa hoje, 60 anos de idade.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Tom Morello conta como descobriu o seu estilo de tocar guitarra

  • maio 30, 2024 em 9:42 pm
    Permalink

    Cada um com o seu estilo de tocar, então!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *