Troops of Doom com casa cheia em seu primeiro show solo em São Paulo
No sábado, dia 11 de fevereiro de 2023, a banda de death e thrash metal, The Troops of Doom, começou o show pontualmente às 20h30 no SESC Belenzinho. O espaço encheu-se de fãs ansiosos para apreciar o metal old school e foi o que a banda entregou. Uma porrada sonora atrás da outra com direito a roda (circle pit).
Troops of Doom ao vivo é exatamente o que os fãs de música pesada esperam, mas com muito mais qualidade e essência old school. O show é direto, sem pausas, sem tempo para conversar ou enxugar o suor. Eles entregam ao vivo o que o álbum promete, mas com muito mais intensidade.
A banda foi formada recentemente, mas todos os músicos são velhos conhecidos do público que curte metal extremo. Nos vocais e baixo, Alex Kafer (Enterro), na bateria Alexandre Oliveira (Eminence), nas guitarras Marcelo Vasco (Pátria) e Jairo “Tormentor” Guedz (ex- Sepultura, The Southern Blacklist). Em 2022, lançaram seu primeiro álbum de estúdio “The Antichrist Reborn”, depois de dois EP’s monstruosos que foram um aperitivo para o que viria, e saíram em turnê no Brasil e em outros países da América do Sul para promover este trabalho.
Jairo “Tormentor” Guedz é o grande responsável por este projeto e em entrevistas recentes disse que a banda já foi formada com o intuito de ir para o palco, pois é isso que eles gostam. Jairo Guedz participou dos dois primeiros álbuns do Sepultura e é co-autor de algumas das músicas da banda que levou o nome do Brasil mundo afora e é exatamente por isso que o show, além de contar com composições do Troops of Doom, também apresenta músicas do Sepultura. O que significa que todo fã de metal extremo fica muito contente com o setlist deles.
E logo de cara, eles já mandaram “The Devil ‘s Tail”, “Between the Devil and the Deep Blue Sea”, “Altar of Delusion“, direto, só porrada sonora, perfeito para iniciar uma roda, que é o que Alex queria. Antes de seguirem com “Far From Your God”, o vocalista agradeceu a presença do público e mencionou o primeiro show que realizaram em São Paulo como banda de abertura para I Am Morbid no Fabrique, mas que este era um show especial por ser o primeiro show só deles e quem estava presente é por que realmente estava apoiando a banda.
Em seguida, tocaram “The Monarch” e Alex aproveitou a oportunidade para apresentar Jairo “Tormentor” Guedz ao público que o recebeu com aplausos calorosos, nada menos do que ele merece dada sua grande contribuição à música e por ser influência de outros músicos e inúmeros fãs mundo afora.
E uma roda enorme se formou diante do palco para dar continuidade a pancadaria sonora com “The Antichrist”, “Bestial Devastation” e “The Confessional”. Incendiaram o SESC com toda a energia que só shows de música extrema podem proporcionar.
Antes de mandarem “A Queda”, Alex mencionou o fato de esta música ter a participação de João Gordo do Ratos de Porão, que é amigo de longa data da banda. É uma música muito especial cantada em português. Na sequência, tocaram “The Rise of Heresy” que está no EP lançado em 2020.
Antes de irem para a fase final do show com várias composições do início do Sepultura, Alex fez questão de apontar as crianças que estavam presentes e dizer que são a nova geração do metal, que metal está no sangue e não tem nada de som comercial, o importante é subir no palco e mandar o som. Logo depois, Jairo Guedz falou um pouco sobre o motivo de tocar tantas músicas dos anos 80 do Sepultura. Ele é co-autor destas músicas e elas fazem parte de sua trajetória. E em seguida, mandaram uma das músicas que ele escreveu “Necromancer”. Esta composição foi de vital importância para o Sepultura já que estava presente na demo que enviaram para a Cogumelo Records e que deu início a história que todo fã de metal já conhece.
O show terminou às 21h45 com as pesadíssimas “Morbid Visions”, “Dethroned Messiah” e “Troops of Doom”.
The Troops of Doom mostra a que veio com energia e vitalidade trazendo músicos com experiência e uma trajetória de respeito. Com certeza um show imperdível e para quem não teve a oportunidade de ir neste, a banda anunciará em breve mais uma apresentação em São Paulo. Eles também têm show marcado para 25 de março em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, onde irão participar do “Ablaze Metal Fest” ao lado de grandes bandas como “Ratos de Porão”.
Setlist:
- The devil ‘s tail
- Between Between the Devil and the Deep Blue Sea
- Altar of delusion
- Far from your God
- The Monarch
- The antichrist
- Bestial Devastation
- The confessional
- The rise of Heresy
- A Queda
- Necromancer
- Morbid visions
- Dethroned Messiah
- Troops of Doom