Zoltan Bathory do Five Finger Death Punch diz que “mente fechada de alguns fãs do metal atrapalham cena”

O Five Finger Death Punch recentemente promoveu o seu single “This is the Way“, faixa que teve a participação do falecido rapper, DMX.

O guitarrista Zolthan Bathory fala sobre como a parceria pode não agradar aos fãs mais puristas do metal, e como a mente fechada de alguns, os conhecidos “tr00zões”, pode atrapalhar a cena. Em entrevista ao Summa Inferno, ele comenta:

Definitivamente há isso, há definitivamente a mente fechada, definitivamente existe essa ideia… É quase como se fosse engraçado porque quanto mais coisas extremas você ouve, mais uma barreira acontece, tipo, ‘Esta é a nossa música.’ E se alguém que não gosta de metal extremo gosta de uma banda, então esse círculo próximo abandonará a banda. Isso é o que você vê onde qualquer banda de metal começa a se tornar popular, os fãs de hardcore originais ou aquele círculo de mente fechada cairão desligados porque eles não podem gostar de uma banda que seus pais também gostem ou pessoas em geral que não são completamente metal gostariam de uma banda. Então você vê como isso está caindo. Então, sim, há um pouco disso, mas acho que ao mesmo tempo, essas colaborações são ótimas porque estão abrindo a porta para as pessoas que não ouvem metal, muitas pessoas que não ouvem metal agora, por causa dessa música, vão ouvir essa música, pelo menos, e possivelmente uma porcentagem deles irá procurar quem diabos é Five Finger Death Punch, e eles começarão a se familiarizar com algumas músicas e alguns deles, alguma porcentagem deles, gostarão do que ouvirão.

Isso é o que eu diria a esses metaleiros. É, tipo, cara, para a sua banda que você ama, especialmente quanto mais underground a banda é, para eles criarem uma arte que você gosta, eles têm que sobreviver. E se você quiser que eles sobrevivam, isso significa que eles terão que vender discos e conseguir vender ingressos para shows. E porque é um subgênero, eles não serão capazes de fazer isso. Existem grandes artistas que estão em bandas, mas também têm um emprego ou dois ao lado, e às vezes não podem fazer turnês. Então o que você percebe é, tipo, se você é fã dessas bandas extremas, eles não ganhando dinheiro, e eles não podem sobreviver com isso. Então a única maneira de fazer isso é se o público aumentar – essa é a única maneira. Tem que ter mais fãs e mais atenção, então assim vai fluindo, para que os subgêneros também cresçam, para que seus artistas favoritos possam sobreviver. Então bandas como Disturbed, Avenged Sevenfold, Five Finger Death Punch, isso é o que vocês chamam de bandas gatekeeper, elas absolutamente precisam existir. Porque sem nós, você não conseguirá recrutar pessoas para o gênero. Somos o tipo de banda onde as pessoas gostam de metal e nos ouvem, mas as pessoas que não gostam necessariamente de metal, elas podem nos ouvir ou trazemos muitas pessoas que não gostam de metal. E quando fazemos essas colaborações – essa música está disponível agora em canais de rádio e em outras listas do Spotify e apenas em outros lugares onde normalmente não estaria. Então, com isso, estamos recrutando pessoas para ouvir hard rock, heavy metal, e isso ajuda todo o gênero. E se o gênero é grande e os subgêneros são grandes… Então, ao odiar as bandas que estão saindo e colaborando com outros gêneros ou odiando as bandas que vocês consideram guardiões, você está na verdade dando um tiro no próprio pé. 

O negócio é o seguinte: eu poderia dizer que não dou a mínima. Estamos bem. Amamos nossos fãs. Estamos bem. Então, não preciso me importar. Na verdade, eu me importo, porque eu amo muitas dessas bandas underground e nós levamos bandas para a estrada, bandas que… Fire From The Gods, um tipo de banda muito diferente. Eu amo a banda. Por um momento, nós os tivemos na estrada. Havia tantas dessas bandas para as quais demos uma plataforma, porque nós as amamos porque achamos que elas merecem a atenção. Quer dizer, olha, as turnês que estamos fazendo agora. Slaughter To Prevail – é uma banda pesada, eu amo essa banda. Eles precisam ser expostos a mais pessoas, na minha opinião. E então estamos fazendo a nossa parte nisso. Quando os fãs de metal brigam dentro desse gênero, para mim é realmente ridículo, e você está apenas dando um tiro no próprio pé. Acho que é um grande mal-entendido ou uma enorme falta de compreensão de como tudo isso funciona, se você tem algum problema com bandas colaborando ou expondo esse gênero para os fãs em geral.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *