Roger Waters tem show investigado na Alemanha devido a traje usado
Roger Waters está sendo investigado pela polícia da Alemanha, após realizar um show no país, trajando as roupas dos soldados do The Wall, que são uma alusão aos uniformes nazistas.O
O figurino já era usado pelo músico e pela banda na turnê “The Wall” — inclusive no show especial “The Wall em Berlim”, de 1990, pouco depois da queda do muro. A inspiração vem da trama do álbum “The Wall”, de 1979, no qual o personagem Pink constrói um muro metafórico (e real no show) a partir dos seus traumas de infância (a morte do pai na guerra, a mãe opressora, o sistema educacional que transforma crianças em robôs, etc). Após se isolar completamente, o personagem têm delírios autoritários e passa a agir como um líder fascista diante da plateia, numa crítica de Waters à relação entre público e artistas.
AFP o porta-voz da polícia de Berlim, Martin Halw falou:
“Estamos investigando as suspeitas de incitação ao ódio, porque as roupas usadas no palco podem exaltar ou justificar o regime nacional-socialista e perturbar a ordem pública. A roupa lembra a de um oficial da SS.”
Os nomes de Anne Frank e Shireen Abu Akleh, a jornalista palestina-americana do canal Al Jazeera que morreu em uma operação israelense em maio de 2022 surgiram escritas no telão em um momento do show, o que também foi alvo de criticas:
“O Ministério das Relações Exteriores de Israel acusou Waters na quarta-feira “de ter manchado a memória de Anne Frank e dos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto”.
“Waters quer comparar Israel aos nazistas” e é “um dos maiores detratores dos judeus de nosso tempo”, disse o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, no Twitter.
Waters tem data marcada para vir ao Brasil este ano em seis datas.
Pingback: Roger Waters se pronuncia sobre polêmica com show na Alemanha - Confere Rock
Pingback: Roger Waters tem notificação na justiça brasileira para cancelar shows no país - Confere Rock
Pingback: David Draiman do Disturbed chama Roger Waters de “nazista idiota” e o manda “se fod3r” - Confere Rock