Becky Baldwin, baixista do Mercyful Fate, revela sofrer distúrbio que a impede de reconhecer rostos
A atual baixista do Merfycul Fate, Becky Baldwin, reveltou sofrer de prosopagnosia, um distúrbio que mesmo que a faz ter problemas para reconhecer rostos, mesmo que de familiares ou pessoas muito próximas. Em suas redes sociais, ela escreveu:
“A cegueira facial afeta cerca de 1 em cada 50 pessoas. No começo, percebi que tinha dificuldade em entender filmes quando dois atores tinham cores de cabelo semelhantes, porque presumi que estava vendo a mesma pessoa todas as vezes. Achei que não estava interessado nas celebridades de Hollywood e é por isso que raramente conseguia reconhecer alguém famoso. Mas acho que com o tempo, com a natureza do meu trabalho, conheci muitas pessoas, às vezes com anos entre vê-las … comecei a perceber que esse era um problema que eu tenho e que é muito pior do que o das outras pessoas ao meu redor.
Provavelmente é estranho me conhecer pessoalmente, você não sabe o que vai receber. Você pode receber muitas perguntas vagas onde estou tentando desesperadamente situar quem é você. Você pode ficar com uma expressão de perplexidade, que juro que não é um reflexo de você, sou apenas eu tentando processar uma situação na qual sou péssima. Você também pode ter uma atitude amigável e familiar exagerada, porque estou me perguntando se nos conhecemos uma dúzia de vezes e simplesmente não consigo fazer meu cérebro reconhecer você, e não gosto de parecer frio e desinteressada (o que é uma crítica que recebo muito). Ou talvez eu me lembre de você e fique totalmente bem!
Isso não significa que não posso reconhecer ninguém, são apenas rostos, então posso encontrar alguém apenas uma vez, mas me lembro do baixo que ele tocou, então se eu vê-lo com aquele baixo novamente, eu o conheço. Às vezes me lembro de uma marca única de penteado, ou roupas. É claro que posso me lembrar de pessoas que vejo regularmente, ou celebridades ou pessoas que sigo on-line, se seus rostos aparecerem muito nas minhas redes sociais. No entanto, se alguém fizer uma grande mudança em sua aparência, é muito difícil para me adaptar. Muitas vezes na minha vida, quando pessoas próximas a mim mudaram seu estilo, meu subconsciente não consegue entender isso. Sinto falta de alguém que ainda está lá, e leva um tempo para me acostumar com o fato de que esta não é uma pessoa completamente nova com quem estou saindo agora.
Então, 1 em cada 50 pessoas, são milhares de vocês seguindo esta página, mas raramente ouvi pessoas falarem sobre isso. Então pensei em compartilhar minha experiência, talvez alguns de vocês possam se identificar e outros possam entender a experiência real. Obrigado pela leitura!”.
Há alguns anos atrás, o ator Brad Pitt revelou sofrer também de prosopagnosia. Alguns estudos sugerem que entre 2% e 2,5% da população nasce com prosopagnosia congênita