Porque o Metallica acabou com o thrash metal, segundo baterista do Death Angel

Will Carroll, baterista do Death Angel, revelou em entrevista recente que, quando o Metallica lançou o Black Album em 1991, ele e muitos fãs do thrash metal se sentiram traídos pela mudança de som da banda. Na época, o grupo deixou de lado a velocidade e agressividade dos discos anteriores, adotando uma sonoridade mais acessível — o que irritou parte do público mais fiel.

“No início dos anos 1990 não foi uma boa época para o thrash metal. E, talvez, o resto do mundo não veja assim, mas me lembro de estar entre os poucos fãs hardcore do Metallica em Los Angeles. Quando o Black Album saiu, a gente pensou: ‘Esses caras viraram poser, venderam tudo’”, contou Carroll.

Mesmo criticando a mudança de direção da banda, o músico reconhece o impacto e a qualidade do álbum:

Eu ainda gosto deles hoje, mas quando você é jovem, pensa: ‘Não era por isso que eu estava aqui’. Quando ouvi o disco pela primeira vez, pensei: ‘Caramba, esse álbum soa incrível’. Entendo por que ele foi tão grande e tem boas músicas, mas não há um único momento realmente thrash nele. Mesmo assim, merece o sucesso que teve — só não é o meu favorito.

Carroll também refletiu sobre os motivos que, segundo ele, quase levaram o thrash metal à extinção nos anos 1990. Para o baterista, o problema não foi apenas o surgimento do grunge, mas também a tentativa de várias bandas de se tornarem mais comerciais:

“Todo mundo culpa o grunge, mas a verdade é que muita banda de thrash começou a lançar álbuns ruins ou tentando ser mais acessíveis. Isso matou um pouco da autenticidade do gênero.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Porque o Metallica acabou com o thrash metal, segundo baterista do Death Angel

  • outubro 15, 2025 em 4:06 pm
    Permalink

    Talvez seja o estilo que saturou muito, sempre aparece banda influenciada pelo o Metallica de antigamente, é o que vejo!!!! Outra coisa também que vejo…os caras do Metallica, Sepultura, não vejo eles mais sentarem no sofá ou até mesmo durante alguma viagem pararem para ouvirem aquelas bandas que eles sempre citaram na época do seu auge e juventude!!!! Eles sempre falavam que seus deuses do metal eram Motorhead, Sabbath, Deep Purple, Hellhammer, Possesed, celtic frost e outras da época…querendo ou não queira essas influências vão para o som que tocam!!!! Metallica tá ouvindo muito som Pop e Andreas Kisser tá ouvindo muito sertanejo e axé!!!! Metallica chegou ao ponto de: se lançar qualquer disco ruin vende do mesmo jeito por causa do fanatismo que existe de determinados fãs, é a minha opinião!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *