David Ellefson fala sobre a influência de Lemmy Kilmister em sua forma de tocar

Foto: André Tedim

David Ellefson falou com a Bloodstock TV, onde ele comentou sobre Lemmy Kilmister do Motörhead, e como era o estilo do músico quando tocava seu baixo. Ele diz:

“Então eu tinha provavelmente 15, talvez 16, e esse foi um momento realmente crucial. Eu tinha uma pequena banda em Minnesota, onde cresci, e havia um guitarrista na cidade ao norte de nós que ele era o cara que sabia tocar. Então ele se juntou à nossa banda e ele me apresentou e minha banda ao Diamond Head, Motörhead, Tank, Tygers of Pan Tang, o primeiro disco do Def Leppard onde Rick Allen tinha, tipo — eu não sei — 15 ou 16 anos. E honestamente, esse álbum foi o que fez eu e meus amigos dizermos, ‘Nós podemos fazer isso’, porque tínhamos a mesma idade. O Def Leppard era tão jovem. E então, é claro, junto com isso, eu acho que provavelmente ‘Ace Of Spades’ foi o primeiro disco do Motörhead que saiu no ensaio da banda, e então imediatamente seguido por ‘No Sleep ‘Til Hammersmith’ e então ‘Bomber’, é claro. Então essas foram as — tipo de toda aquela era. E então o Scorpions, Black Sabbath com Ronnie James Dio. Então essa foi minha era — tipo de 78 a 80, aqueles discos naquela era. E eu fiquei ligado neles provavelmente por volta de 80 ou 81. Foi isso, cara.”

Oferecendo sua opinião sobre Lemmy como baixista, Ellefson disse: “Metal Allegiance, outro grupo que eu tenho, tivemos uma série de datas no início de janeiro de 2016. E Lemmy faleceu no dia seguinte ao Natal de 2015 ou algo assim. Sim, foi meio inesperado, porque eles fizeram uma grande festa de aniversário para ele no Whisky em West Hollywood. Todo mundo estava lá. Então ele faleceu logo após o Natal. E então nossos shows foram tipo 10 dias depois. E então o Whisky, que também é dono do Rainbow, nos ligou e disse: ‘Ei, vocês seriam a banda tributo a Lemmy?’ como a banda da casa. Então nós meio que invertemos nosso setlist com Metal Allegiance para ser basicamente um set do Motörhead. Então, Mikkey Dee veio,  Corey Taylor do Slipknot, um monte de gente veio e se juntou a nós. E o que eu percebi aprendendo um monte de músicas do Motörhead de uma forma que eu nunca soube quando criança aprendendo é que Lemmy tocava baixo como um violão acústico. Porque ele era um cantor/baixista, parecido com Phil Lynott. Baixistas que eram cantores e também baixistas, eles tocavam com a palheta… Mas Lemmy realmente tocava mais como um guitarrista acústico… E era a maneira como ele dedilhava e seus golpes para cima nas coisas era muito mais como um cara do violão acústico tocaria. E isso realmente mudou todo o meu escopo sobre ele. Quando você aprende músicas de alguém, você meio que tenta descobrir onde está o coração de quem eles são. Qual é a coisa deles? E foi aí que, para mim, fez sentido. E então, cada música do Motoörhead depois daquela, eu meio que fui me aprofundando nisso, e ficou muito mais fácil de aprender porque eu não pensava apenas na parte do baixo, eu pensava no que ele estava cantando por cima. Paul McCartney, Gene Simmons, Phil Lynott, Lemmy, esses baixistas icônicos, eles também são vocalistas principais. Então, para eles, o baixo não é a única coisa que eles fazem. Então, para mim, você meio que tem que pegar o pacote completo. Então Lemmy é um cantor e também um baixista.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

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