James LaBrie revela como reecontro com Mike Portnoy abriu portas para baterista retornar ao Dream Theater

Foto: Marcio Machado

James LaBrie conversou com o This Day In Metal , onde ele contou como o reencontro com Mike Portnoy em um show do Dream Theater, em 2022, quando ele foi assistir a apresentação da banda, fez com que as portas para o retorno do baterista fossem abertas. Ele diz:

 “Sim, com certeza. Quando Mike e eu nos conhecemos, você está se referindo ao nosso encontro inicial no Beacon Theatre [na cidade de Nova York] quando estávamos tocando lá e ele veio ao show. Mas, sim, isso foi de certa forma o catalisador que realmente abriu a porta com a possibilidade de que todos nós poderíamos realmente começar a pensar sobre isso. Isso é algo que deveríamos considerar seriamente, uma reunião? E as coisas inevitavelmente levaram a isso, mas acho que houve alguns precur John Petrucci, então ele fez sua turnê solo, então ele também trabalhou com John e Jordan no último disco do Liquid Tension Experiment. Então todas essas coisas estavam meio que apenas lentamente, mas seguramente, garantindo que ele estava caminhando pela porta de volta ao grupo.”

 Mike voltando, no entanto, quando realmente aconteceu, foi muito natural. Não havia — não sei — sentimentos de se ou não, ‘Ei, isso realmente vai funcionar? Será assim que nos lembraremos da banda?’ E se havia algum sentimento apreensivo, isso definitivamente nunca fez parte disso. Para ser bem honesto com você, eu brinco, em algumas das entrevistas eu disse que parecia que Mike saiu para tomar um café e voltou e nós simplesmente começamos a escrever. Mas foi muito tranquilo, perfeito. E nós estávamos brincando algumas vezes, dizendo coisas como, ‘Oh meu Deus…’ Porque uma vez que você realmente entra naquele ambiente e começa a escrever o álbum, você começa a se lembrar da química que era quase palpável. E foi no primeiro ou dois dias de começar a escrever ‘Parasomnia’ , nós estávamos brincando, nós estávamos rindo, era, tipo, ‘Oh meu Deus. Eu me lembro disso, de toda aquela interação, de toda aquela abordagem analítica para as músicas e como elas lentamente, mas seguramente, evoluem para uma composição completa.’ Então era toda essa familiaridade acontecendo, tipo, ‘Meu Deus. É exatamente assim que costumava ser. É aqui que estamos hoje, mas não parece que perdemos um passo.’ Então foi extremamente fácil, por assim dizer. Foi só fazer o que sabemos fazer quando nós cinco entramos no estúdio.”

No próximo dia 7, o Dream Theater lança seu novo disco “Parasomnia” que marcará em definitivo o retorno de Mike Portnoy a banda, sendo esse o seu primeiro registro com a banda desde 2009.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *