Morre Robert Redford, ator, diretor e ativista, aos 89 anos
Robert Redford, ator, diretor e um dos grandes ícones do cinema norte-americano, morreu aos 89 anos nesta terça-feira (16 de setembro de 2025). A confirmação veio por meio de sua publicista, que afirmou que ele faleceu em sua casa em Sundance, Utah, cercado por pessoas queridas. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em 1936, em Santa Monica (EUA), Redford se tornou símbolo de talento e elegância no cinema. Sua fama mundial começou em 1969, quando estrelou Butch Cassidy ao lado de Paul Newman. A parceria entre os dois ainda renderia outro clássico, Golpe de Mestre (1973), pelo qual Redford foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.
Outro de seus papéis memoráveis foi em Todos os Homens do Presidente (1976), no qual interpretou o jornalista Bob Woodward, que, junto de Carl Bernstein (Dustin Hoffman), revelou o escândalo de Watergate. Já atrás das câmeras, estreou na direção em Gente Comum (1980), trabalho que lhe garantiu o Oscar de Melhor Diretor.
Além de sua importância artística, Redford também transformou a indústria ao fundar o Festival de Cinema de Sundance, um dos eventos mais importantes para cineastas independentes.
Entre seus trabalhos de destaque nas últimas décadas estão Proposta Indecente (1993), Quiz Show (1994) e Quanto Tudo Está Perdido (2013), filme de sobrevivência aclamado pela crítica. Redford também deixou sua marca no universo Marvel, interpretando o agente Alexander Pierce em Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e em Vingadores: Ultimato (2019).
Aos 89 anos, Robert Redford deixa quatro filhos, netos e um legado que transcende gerações. Sua carreira, marcada pela versatilidade e pela defesa do cinema independente, garante seu lugar definitivo entre os maiores nomes da história do cinema mundial.
Créditos:Vera Anderson/WireImage/Getty
Foi um grande ator, penso!!!! A geração atual vai sempre lembrar do filme ¨Capitão América 2¨, no qual ele teve destaque…mas lembro da época do filme ¨Proposta Indecente¨, que passava muito na TV aberta com Demi Moore e ¨ìntimo e Pessoal¨com Michelle Pfeifer, que minha irmã alugou na locadora e acabei vendo esse clássico romântico da época!!!! Valeu Robert, fui