O caos em “Subliminal Verse”, o terceiro disco do Slipknot que quase colocou fim a banda
Em 25 de maio de 2004, o Slipknot lançava, “Vol. 3: (The Subliminal Verses)“, o seu terceiro disco de estúdio.
O trabalho trouxe mudanças em relação ao som mais agressivo e pesado dos dois lançamentos anteriores, trazendo mais experimentalismos e até mesmo mais harmonias radiofônicas, além de músicas que continham solos, que até então, não faziam parte do repertório do grupo.
Quando lançado, dividiu opiniões e nos bastidores, o caos estava espalhado por todos os “setores”.
Comentando a Revolver, os então integrantes relembraram o tempo de gravação que quase levou o Slipknot a encontrar o seu fim:
Joey Jordison disse, que “ele e Paul fizemos demos de um monte de músicas. Voei para Los Angeles e cheguei esperando treinar. Eu entro e Corey diz: “Não, vou ao Rainbow [ Bar & Grill, o famoso ponto de encontro do rock and roll de Los Angeles ]”. E Shawn diz: “Não, estou trabalhando em outra coisa”. Eu fico tipo, “Que porra é essa?! Não estamos tocando?” Então vou pegar uma garrafa de Jack Daniel’s e bebo até morrer. Aí eu acordo às 3 horas do dia seguinte e digo: “Certo, vamos tocar”, e ninguém quer. Levamos três malditos meses até que todos se reunissem.”
Corey Taylor relembra:
“Na maior parte do tempo, afastei todo mundo. Eu bebia o dia todo e depois ia ao bar à noite. Eu era o vocalista por excelência. Você ia atender ao meu ego e me dizer que tudo estava ótimo. E isso não é quem eu sou. Honestamente. Eu nunca quis ser assim. Eu manteria uma garrafa de Jack ao lado da porra da minha cama todos os dias. Em vez de descobrir por que estava chateado, simplesmente me afoguei nisso. Eu estava traindo minha garota na época – não dava a mínima. Eu só queria sentir algo diferente de terrível.”
Paul Gray comentou:
“Eu escrevi um monte de coisas – como faço em todos os discos – mas passava metade do tempo no banheiro usando drogas. Eu tentava tocar e caía da cadeira algumas vezes e adormecia no meio da música. Foi muito ruim. Fiquei muito deprimido porque, depois de Iowa, estávamos fartos um do outro e havia muito ódio por aí. Eu não me senti assim. Eu não estava bravo com ninguém, mas todo mundo estava. E eu meio que senti, Oh, merda, minha família está se afastando. Achei que a banda poderia acabar. Eu estava tipo, o que eu faria? Esta foi a melhor coisa que já aconteceu comigo. Eu nunca quis deixar isso. Eu ouvia alguém dizer: “Foda-se, estou desistindo. Estou fora”, e isso me assustaria pra caralho. Eu diria, porra, o que vamos fazer agora? Esses problemas sempre se resolviam sozinhos, mas eu me enterrava em buracos mais profundos. E então, finalmente, tudo isso teve que parar ou eu sabia que iria morrer. Mas quando você chega a um certo ponto, é muito difícil passar pela abstinência. É tão ruim. Não é que você não queira desistir. Você simplesmente não pode.”
Para o terceiro disco, o Slipknot saiu da produção de Ross Robinson e foram trabalhar com o produtor Rick Rubin. Shawn “Clow” Crahan comenta:
“Vol. 3: (Os Versos Subliminares) tratava de cura. Rick Rubin nos sentou e conversamos sobre o assunto. Eu ouvi coisas dos outros membros que não quero repetir. Ganhei alguns amigos. Posso ter criado alguns inimigos. Eu sabia onde estava com todos. E como estávamos reconstruindo amizades, foi muito fácil reconstruir a inovação da nossa música. Corremos alguns riscos, mas não era como se alguém estivesse nos guiando. Essas são coisas que queríamos fazer. Ouça aquela porra de disco. É espiritual. Eu adoro isso, embora ainda não tenha conseguido o que achava que precisava como artista. Eu estava tipo, “Eu preciso criar”. Eles disseram: “Você não está criando”. Procurei Rick e ele disse: “Por que você não tem um equipamento Pro Tools aí?” A próxima coisa que sei é que o cara está no meu quarto com o equipamento, e nós escrevemos a música “Danger—Keep Away” e ela foi cortada pela metade. A música inteira está no digipack [ edição especial ] com meus vocais e a música que eu estava tentando fazer. A melhor maneira de descrever isso é salvação e alegria em trabalhar novamente. É como ser um alcoólatra e dizer: “Preciso de ajuda”. Sabíamos que íamos reconstruir e o fizemos.”
Mick Thomson completa:
“Rick ajudou a iniciar um diálogo. As pessoas não simplesmente se aproximam e desabafam e depois dizem: “Sinto muito”. Rick era bom em fazer com que todos conversássemos. Ele reconheceu que precisava assumir o controle da situação e disse: “Bom, agora que isso ficou para trás, vamos escrever uma porra de música e voltar a ser amigos”.
Sobre a mudança sonora, o guitarrista diz:
“As pessoas sempre dizem: “Ah, aquele disco foi tão diferente. Você queria fazer algo mais experimental ou mais melódico?” Não, merda simplesmente acontece, e nesse ponto foi isso que saiu. Não há regras. Nosso escopo musical é muito vasto. Você acha que a única coisa que nós nove podemos fazer é o que você ouve quando estamos juntos como Slipknot? Somos todos músicos. Podemos tocar praticamente tudo. Podemos tocar blues do Texas? Claro que nós podemos. Vou deixar isso registrado? Porra, não, não cabe. Eu não entendo as pessoas que dizem: “Ah, eu amo o Metallica, então só vou ouvi-los”. O Metallica diria que essa é a coisa mais estúpida que você poderia fazer. A merda que o Metallica ouve não se parece em nada com o Metallica. Mas merda, posso ouvir uma peça de violoncelo e me inspirar e depois escrever algo ridiculamente brutal. É apenas algo que me move a querer criar outra coisa.”
Corey Taylor se sentiu frustrado com sua contribuição para o disco que em algum ponto, pensou em abandonar tudo:
“Estávamos no estúdio há três meses e eu não tinha feito nenhum vocal que pudesse chamar de bom. Eu estava tão frustrado que estava prestes a sair da banda. Eu estava ao telefone comprando uma passagem de avião. Foi preciso que Clown me acalmasse. Ele disse: “Olha, vamos descobrir isso”. O Shawn sempre foi uma espécie de figura paterna para mim de uma forma estranha, apesar de termos apenas quatro anos de diferença. Eu estava passando por um ciclo constante de abuso e isso culminou comigo no Hyatt on Sunset quase pulando de uma janela do oitavo andar. Se meu amigo Tommy e minha esposa não estivessem lá para me acalmar, eu estaria morto. No dia seguinte, parei de beber por três anos, até que minha esposa e eu nos separamos. Tive muita clareza nesses três anos porque não tinha nada a esconder, e foi preciso essa sobriedade para perceber que meu relacionamento não era para mim. Tínhamos causado muitos danos um ao outro e, por mais que nos importássemos um com o outro, éramos personalidades muito retorcidas. Eu ouço o vol. 3 agora e é mais difícil ouvir para mim do que Iowa por causa do que passei.”