Otep Shamaya fala sobre a guerra entre pessoas por lados políticos e diz: “temos que saber onde estivemos e para onde estamos indo. Por isso que a história é importante”

No últimos anos, no Brasil, temos visto cada vez mais discursos políticos aflorados, com cada um defendendo seu lado com unhas e dentes em debates que ultrapassam a razão e acabam em muitos casos, virando agressões verbais ou até coisas piores.

Na América do Norte, as coisas não estão diferentes, com cada defensor de seu lado, e foi sobre isso que a vocalista do Otep, Shamaya, comentou em recente entrevista ao Heavy New York e transcrito por Blabbermouth. Ela diz:

“Sinto falta dos dias dos republicanos de John McCain, onde eu podia discordar de alguém o dia todo, mas ainda podíamos nos respeitar. Onde estamos agora politicamente é que estamos realmente lutando contra o fascismo na América. E esta não é a primeira vez. Quero dizer, não é a primeira vez que tenta mostrar sua cara feia. Na verdade, as coisas melhoraram. Só não vamos deixá-los voltar para aqueles tempos.

Não me lembro quem disse isso, mas isso ficou comigo, é que temos que saber onde estivemos para saber onde estamos para saber para onde estamos indo (NOTA: Frase escrita pelo historiador britânico  Robert Hewison). E é por isso que a história é importante e é por isso que agora para mim, qualquer pessoa que ainda esteja usando um chapéu vermelho, não é alguém com quem eu gostaria de ter um discurso. Não estou mais tentando mudar a opinião de ninguém. Não estou tentando fazer nada disso.”

Shamaya disse também que prefere estar distante de discursos extremos, seja a qual lado ele pertencer:

“Se você é facilmente arrastado para uma cultura de ódio e fanatismo e deseja o extermínio de diferentes tipos de pessoas, incluindo gays como eu, e quer arrancar os direitos das mulheres – eu sou uma mulher – e todas as outras coisas que eles estão tentando fazer, contra a comunidade trans e esse tipo de coisa, se toda a sua posição é baseada em ódio e exclusão, então eu não me importo se você ouve minha música ou não, ou vem aos meus shows. Eu não ligo. Eu não. E nunca o fiz.

O Otep se prepara para lançar um novo disco, e mais detalhes você confere aqui.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *