Phil Anselmo comenta período de gravações de “The Great Southern Trendkill”: “situação extremamente sombria”

Há 28 anos, o Pantera lançava uma de suas obras mais controversas e ao mesmo tempo, mais raivosa e visceral. “The Great Southern Trendkill” chegava as lojas depois do muito bem sucedido “Far Beyond Driven“, e trazendo diferenças no som de um registro para o outro e dividindo as opiniões dos fãs.

No aniversário de 25 anos do álbum, Phil Anselmo conversou com a Ultimate Guitar, onde falou sobre o período que passava na época das gravações, e como isso se refletiu na música:

“Eu estava em uma situação extremamente sombria quando gravamos aquele disco. E o que eu me lembro de ter feito isso foi muito feio, mas eu estava cercado por coisas lindas.

Eu estava em Nova Orleans, no estúdio de Trent Reznor, aquele lugar é lindo e incrível. E Terry Date estava lá e ele vinha voando e trabalhava comigo.

Foi o primeiro disco que fiz longe da banda. Me machuquei, fiquei viciado em drogas…E às vezes, quando você está nesses lugares sombrios, eles criam uma música muito boa, ou expressões interessantes de música e arte em geral.

Acho que me senti bastante confiante de que as músicas eram devastadoras o suficiente, eu poderia simplesmente deixar por isso mesmo, senti que elas eram devastadoras.

Então eu fiz algumas coisas diferentes musicalmente e com os tons de guitarra e outras coisas, tons mais limpos e coisas assim.”

O entrevistador então comenta sobre a força da música título que abre o disco, e Phil responde:

“Era necessário. Foi como um anúncio, aquela primeira música – não deixamos nossas raízes do heavy metal para trás. Não deixamos e não abandonaremos a causa. E é assim que nos sentimos sobre isso .”

Ainda que Phil nutra amor pelo trabalho, o disco não lista entre os três favoritos do Pantera para o cantor. Ele elenca da seguinte forma, contando os álbuns em que cantou:

1. “Reinventing the Steel” (2000)
2. “Far Beyond Driven” (1994)
3. “Vulgar Display of Power” (1992)
4. “The Great Southern Trendkill” (1996)
5. “Cowboys From Hell” ( 1990)
6. “Power Metal” (1988)

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *