Behemoth tem outro show cancelado devido a questões religiosas e citam “perigo de prisão e risco fisíco”
O Behemoth teve mais uma show cancelado, devido a líderes religiosos apontarem a banda como “contra seus valores”. Na semana passada, o grupo já teve seu show em Instambul suspenso devido a autoridades do país os acusarem de “promoverem satanismo” e outras questões religiosas.
Dessa vez, o Behemoth teve seu show na Índia cancelado. A banda escreveu em suas redes sociais:
O Behemoth lamenta anunciar o cancelamento da apresentação da banda marcada para o dia 3 de março, em Bangalore, na Índia.
Nas últimas semanas, nós e nossa equipe recebemos inúmeras ameaças críveis vindas de grupos religiosos cristãos, que têm pressionado as autoridades e o promotor em um esforço para impedir que o show aconteça. Essas ameaças levantaram sérias preocupações quanto à segurança da banda, incluindo a possibilidade de prisão ou de risco físico.
Estivemos em contato próximo com o promotor local durante todo esse processo. Queremos deixar claro que este cancelamento não é culpa do promotor, que agiu de boa-fé em todas as etapas. Apesar dos esforços genuínos, não foi possível obter garantias suficientes de que a banda estaria protegida de consequências legais ou de riscos à segurança. Com base nisso, tomamos a decisão de cancelar o show.
Este é mais um exemplo de fanatismo religioso tentando se impor à expressão artística — algo que a banda enfrentou recentemente na Turquia. É profundamente preocupante observar o que parece ser um movimento crescente em direção à censura ao redor do mundo. Nesta era moderna, artistas não deveriam enfrentar intimidação, ameaças ou risco de prisão por exercerem sua arte.
Independentemente de religião, raça ou cultura, a liberdade de expressão deve permanecer um princípio fundamental. Acreditamos que é importante que as pessoas se unam em defesa dos valores liberais e da liberdade criativa.
Aos nossos seguidores na Índia, estamos profundamente decepcionados por não podermos nos apresentar para vocês nesta ocasião. Agradecemos o apoio e esperamos retornar em breve.
Permaneçam fortes. Permaneçam livres.
Os demais shows da agenda do Behemoth continuam normalmente até o momento.
Foto: Ian Dias
