Após morte de fã em show de Taylor Swift, ministro Flavio Dino emite norma para entrada com água em shows e eventos
Nesta sexta feira (16), Ana Clara Benevides Machado, um fã que saiu do Matogrosso para realizar o sonho de ver a cantora Taylor Swift, que fez sua estreia da turnê pelo Brasil no Rio de Janeiro, morreu aos 23 anos, após sofrer uma parada cardíaca na terceira música da apresentação.
Outros presentes relataram que a produtora T4F, impediu o acesso ao estádio do Engenhão portando garrafas de água, prática recorrente em eventos de todos os tipos no Brasil, e em momento algum, foram disponibilizados bebedouros ao público. Segundo o corpo de bombeiros, eles atenderam cerca de mil ocorrências de desmaios durante o show. A sensação térmica dentro do campo chegou a 60 graus. “Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu” – relatou a equipe do Samu que fez o atendimento de Ana.
Diante do ocorrido, o
“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes. A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário.”
A cantora Taylor Swift emitiu uma nova lamentando o falecimento de Ana:
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada eu estou com isso. Há muito pouca informação. Eu tenho outra coisa além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. “Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”
A cantora interrompeu o show para pedir que água fosse distribuída quando. Ela parou a performance e levantou do piano quando viu um grupo de pessoas pedindo água com um letreiro digital no celular.
A produtora T4F emitiu uma nota de lamento pela manhã, dizendo:
“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito”
Ana era estudante de psicologia. O pai e uma prima dela viajaram nesta manhã para o Rio de Janeiro para fazerem o traslado de volta do corpo da jovem.
Weiny Machado, pai de Ana, foi quem deu o ingressos de presente para a filha. Em entrevist, ele disse:
“Perdi minha única filha, menina feliz, inteligente. Estava para se formar em psicologia em abril próximo, guardando dinheiro. Não tenho palavras para expressar minha dor. Saiu de casa para realizar um sonho e volta morta.” Disse Weiny em entrevista à Folha de S.Paulo
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023