Dan Lilker fala sobre tocar com o Anthrax novamente: “um favor a amigos”
Dan Lilker conversou com o Metal Mayhem ROC, onde ele falou sobre substituir Frank Bello no Anthrax na turnê pela América do Sul. Ele comenta:
“Na verdade, fui contatado, eu acho, cerca de um mês atrás… eu sabia com muito mais antecedência do que quando todo mundo descobriu há alguns dias. Foi aí que o comunicado à imprensa se tornou público. Então, sim, cerca de um mês, porque eu precisava de algum tempo para aprender parte do material, obviamente, para tocar corretamente e com autoridade também. Você não quer apenas aprender; você quer tocar com confiança e parecer que está lá em cima sendo metal e não hesitante. Então, sim, você poderia dizer tarde Fevereiro, início de março, algo assim.”
Sobre o porque de Frank não estar nos shows, ele comenta:
“Bem, estamos apenas dizendo razões pessoais. Não tenho liberdade para dizer. Mas Frank está bem de saúde, e não é nada disso. Mas não é nada que eu possa abordar; não é minha função.”
Sobre qual foi sua reação inicial ao ser convidado para fazer esses shows do Anthrax, ele diz:
“Recebi uma mensagem de Scott quando ele estava no Japão em turnê com Mr. Bungle. E eu estava realmente no trabalho. Eu trabalho com óptica de precisão, porque percebi que tocar o tipo de música que tocava na maior parte não era lucrativo o suficiente para não ter um emprego. Mas o ponto é que, sim, eu estava apenas fazendo uma pequena pausa para fumar no trabalho, tipo, 8h13 da manhã de uma segunda-feira ou algo assim, e recebi uma mensagem de Scott dizendo: ‘Você acha que seria capaz de fazer alguns shows conosco no próximo mês?’ Então, sim, teria sido no início de março. E é engraçado. Eu apenas olhei para meu chefe, que também é metaleiro – foi assim que acabei trabalhando para a empresa – e disse: ‘Ei, acabei de ser questionado farei alguns shows do Anthrax no próximo mês.’ E ele disse: ‘Você seria louco se não o fizesse.’ E então eu sabia que seria legal lá. E disse: ‘Claro. Parece divertido.’ Olhei as datas da turnê e disse: ‘Nunca estive no Uruguai antes’, então posso riscar isso da lista.’ Todos na empresa para a qual trabalho têm me apoiado muito nisso. Então, tenho muita sorte nesse aspecto.”
Sobre quanto tempo ele levou para aceitar o convite, Lilker disse:
“Oh, eu simplesmente disse: ‘Claro, parece legal’. Informei minha esposa, mas não consigo imaginar que ela teria dito: ‘Não, não faça isso. Isso é loucura’. Então, tenho quase certeza de que a ordem das coisas foi respondida e disse: ‘Sim, parece legal.’ E então fui esclarecer isso com as pessoas com quem tenho que conversar aqui em casa e no trabalho.”
Questionado sobre o que o deixa mais animado quando se trata de tocar com o Anthrax novamente, Lilker disse:
“Bem, uma coisa que é legal é que, como não tocamos no SOD há um tempo, sempre foi divertido tocar com Scott e Charlie , porque o outros caras são legais, mas lembre-se de ‘Fistful Of Metal’, que era pré- Joey e tudo mais. Então éramos como o núcleo do antigo Anthrax e, claro, do SOD, que tinha uma guitarra, então nesse aspecto, tocava com esses caras. Mas também com os outros caras – eu nunca estive no palco com Joey ou algo assim. E, claro, Jon, o novo, que tem sido muito útil me mostrando riffs. Então será isso. E também, algumas das coisas do ‘Among The Living’, é muito pesado, thrash metal rápido – eu na verdade, tenho alguns riffs que escrevi sobre algumas dessas coisas – então será divertido tocar essas coisas também. E, claro, as coisas dos últimos dias dos anos 90 são divertidas porque eram realmente muito fáceis de tocar. Então, obviamente, para mim, tocando grindcore, death metal e black metal, algumas dessas coisas serão legais e fáceis. Tenho que ter certeza de não começar a sonhar acordado.”
Sobre o setlist que os fãs podem esperar, ele comenta:
“Eu diria apenas que se você olhar os setlists recentes do Anthrax, subtrair uma música ou duas e adicionar outra música ou duas, isso seria bem próximo. E no que diz respeito a subtrair músicas, ninguém vai fazer rap demais no palco.”
Depois que um dos entrevistadores expressou esperança de que o Anthrax tocasse um corte profundo de “Fistful Of Metal” como “Subjugator”, Dan disse:
“Esse é um corte bem profundo, cara. Você pode conseguir outra coisa que termine com ‘R.'”
Quero dizer, não há muito o que dizer. Eles sempre tocaram ‘Metal Thrashing Mad’, e como eu já disse que faremos outra música que termine em ‘R’, essa seria a música anterior [‘ Deathrider’ ] em ‘Fistful Of Metal’. E, sim, essa é a nossa única coisa em relação ao reconhecimento de mim fazendo as coisas, porque esse foi um álbum bastante primitivo para o que o Anthrax acabou progredindo, parte disso tem a ver com meu estilo de composição.”
Dan falou ainda sobre como é seu atual relacionamento com Scott, Charlie e Frank:
“Bem, sempre tivemos um relacionamento. tipo uma daquelas coisas ocasionais porque você não está viajando nos mesmos círculos ou algo assim; eles estão fazendo alguma coisa e eu estou fazendo outra. Então na festa de aniversário de Scott, foi mais como ver velhos amigos novamente, reencontrá-los. Frank, eu não via Frank há muito tempo; vi Scott mais recentemente do que isso, eu acredito. E, sim, foi realmente uma experiência me diverti indo lá com minha esposa e comemorando seu aniversário e tocando algumas músicas.
Mas, em geral, sim, estou ansioso para dividir o palco com esses caras, ajudá-los e me divertir, tocando metal. Porque não estou mais tocando em bandas, o que é por opção, e então fazer pequenas incursões ocasionais como essa é legal para mim.”
Questionado se há algum plano futuro de longo prazo para ele tocar com o Anthrax novamente, Lilker disse:
“Bem, até onde eu sei, estou apenas fazendo os 10 shows que me pediram para fazer – os oito que estão no América Central e do Sul e depois os dois festivais nos EUA. É apenas um substituto para Frank – quero ter certeza e enfatizar isso. Não vou voltar à banda, embora já a tenha formado antes. Isso não vai ser. Finalmente, depois de 40 anos, meu plano… ‘Estou fazendo um favor aos meus amigos. E se essa situação mudar no futuro, não terá nada a ver com eu tomar quaisquer medidas para fazê-lo, vamos colocar dessa forma.”
No Brasil, o Anthrax é atração confirmada no festival Summer Breeze em sua segunda edição. A banda toca no dia 28 de abril.