Por que Jason Newsted deixou o Metallica em 2001?

Até hoje a saída de Jason Newsted do Metallica, é assunto debatido entre muitas rodas de conversa como assunto heavy metal. Para muitos, ele seria a pessoa certeira para o posto deixado por Cliff Burton, e deveria ter permanecido ali. Mas então, com a boa aceitação dos fãs, o que nem sempre é fácil de se conseguir de uma banda do gênero, o que teria o feito deixar a casa?

Um artigo publicado pela Loudwire tenta responder, ou traz alguns fatos a luz do ocorrido e aparentemente, o que mais incomodava James Hetfield, era o fato de Newsted manter um projeto paralelo, o Echobrain, que era agenciado pelo empresário do Metallica, QPrime:

No documentário Some Kind of Monster, que narra abertamente a crise do Metallica enquanto eles registram o que se tornou  o disco St. Anger, Newsted atribui sua decisão de deixar o Metallica ao emprego do terapeuta interveniente Phil Towle, que foi contratado para suavizar relações tensas dentro da banda. Mas as coisas pareciam ter mais motivos, conforme ele disse em 2013 a Scuzz TV:

A gerência queria que eu fizesse o Echobrain também, com o Metallica. Eles sentiram que o Echobrain era muito bom. O vocalista era muito bom e isso não afetou o Metallica porque era um tipo de coisa totalmente diferente, e eu estava no Metallica; isso já lhe daria seu pedigree“.

No filme, ele também diz:

Quando chega um momento em que o principal, James, me diz que basicamente ele não poderia estar em uma banda comigo se eu aceitasse esse projeto a esse nível. Depois de 15 anos trabalhando juntos, andando de ônibus, as histórias, cara… não havia como isso que eu estava fazendo pudesse afetar o monstro do Metallica. Só não vejo como isso poderia acontecer. Então, dizendo coisas assim, eu não poderia aceitar esse tipo de aceitação limitada.

Naquela época, o gerente sugeriu que contratássemos um psicoterapeuta. Um homem que se reúne com times profissionais de futebol – grande ego, caras ricos que não conseguem se dar bem, mas precisam fazer algum tipo de entidade fluir para que todos os outros e todo mundo possa ganhar seu dinheiro. Na verdade, eu disse que acho que isso é realmente ridículo e fraco, não podermos nos reunir – nós, a maior banda de heavy de todos os tempos e as coisas pelas quais passamos e as decisões que tomamos sobre bilhões de dólares e bilhões de pessoas… e isso? Não podemos superar isso?

James Hetfield assume que não queria Jason mais animado com um projeto paralelo ao Metallica. Depois de sua saída, a banda um tempo até recrutar Robert Trujillo para o posto.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *