Timo Tolkki lança novo projeto com membros originais do Stratovarius
Timo Tolkki, um dos fundadores do Stratovarius, lançou nesta quinta feira (1), seu mais novo projeto batizado de Strato.
Até o momento a banda foi anunciada como um trio, contando com os também ex Stratovarius, Tuomo Lassila (bateria) e Antti Ikonen (teclados).
Em suas redes sociais, Timo escreveu:
“Eles começaram tudo há 34 anos… A linha ‘Dreamspace’ do Stratovarius foi reformada, retornando sob o apelido Timo Tolkki’s Strato. Apresentando Timo Tolkki (vocal e guitarra), Tuomo Lassila (bateria) e Antti Ikonen (teclados), esses membros gravaram os álbuns clássicos ‘Fright Night’, ‘Twilight Time’, ‘Dreamspace’ e ‘Fourth Dimension’.
Lançado em 1994, ‘Dreamspace’ foi o último álbum do Stratovarius a ter Timo Tolkki nos vocais principais e inclui músicas favoritas dos fãs como ‘Chasing Shadows’, ‘Hold On To Your Dream’, ‘We Are The Future’ e ‘Wings Of Tomorrow’. Tolkki gravou seus vocais para as demos do álbum ‘Fourth Dimension’ antes de decidir se concentrar apenas na guitarra e recrutou Timo Kotipelto como vocalista. ‘Fourth Dimension’ inclui uma série de faixas de destaque, incluindo ‘Against The Wind’, ‘Distant Skies’, ‘Galaxies’ e ‘Twilight Symphony’
No verão de 2022, Timo Tolkki, Tuomo Lassila e Antti Ikonen se reuniram para discutir ideias para reformar a formação original. Em todo o sigilo, eles ensaiaram na garagem de Tuomo (realmente de volta às raízes!) desde janeiro de 2023.
Esta formação reconstituída assinou um contrato com a Warner Music Japan e atualmente está gravando seu primeiro álbum intitulado ‘Return To Dreamspace’, que será lançado dia 27 de outubro de 2023, precedido pelo single ‘(Is this the) Brave New World?’. Uma turnê japonesa está planejada para a primavera de 2024, e Timo Tolkki visitará o Japão em novembro de 2023 para promover o álbum – sua primeira vez desde 2007. Turnês pela América Latina e Europa também estão em andamento. No show, a banda apresentará músicas do Return To Dreamspace, bem como dos álbuns ‘Fright Night’, ‘Twilight Time’ e ‘Dreamspace’.“
Timo Tolkki deixou o Stratovarius em 2008, e de lá para cá, já se enveredou em diversos projetos diferentes.