Após vencer o câncer, baterista do One of Them começa retorno gradual às atividades

Prestes a completar 20 anos de atividades, iniciadas em 2004, a banda gaúcha ONE OF THEM tem em seu currículo o lançamento de dois EPs, “I Am One of Them” (2009) e “Blind Faith” (2019), além de uma série de shows marcantes, como a abertura para o Overkill no Bar Opinião em 2012, na segunda passagem dos estadunidenses pela capital gaúcha. Paralelo a isso, a banda também é conhecida pela sua forte irmandade entre seus integrantes, afinal, a própria criação do grupo surgiu devido à grande amizade entre seus integrantes. De 2004 pra cá, após algumas mudanças de formação, o ONE OF THEM se estabilizou com GG Mussi (vocal), Jeff Witt e Ivan Santos (guitarras), Alexandre Guterres (baixo) e Jonas Koehler (bateria), timaço que gravou “Blind Faith”.

E a força motriz que guia o ritmo da banda, composta pela cozinha de Alexandre Guterres e Jonas Koehler mantém uma pegada intensa, rápida, pesada e brutal. Entretanto, entre o final de 2020 até o final do último semestre uma parte desta irmandade e engrenagem foi obrigada a dar uma pausa. O baterista Jonas Koehler havia sido diagnosticado com câncer e teve que realizar um intenso tratamento. O músico, que também integra o Revogar e já fez parte das bandas Morbidus e Dislike Blast, esta última um dos grandes nomes do Death Metal gaúcho na década de 1990, se viu diante de uma verdadeira batalha. Segundo o baterista, “A doença foi descoberta no final de 2020 através de um check-up de rotina. A partir de então começaram as investigações para determinar a gravidade. Foram inúmeros exames realizados ao longo de 2021. Começava a batalha para erradicação do câncer de próstata que, a essa altura encontrava-se em elevado estágio de desenvolvimento”.

Com a doença diagnosticada, Jonas Koehler partia para uma intensa luta: “O acompanhamento e preparação para a cirurgia transcorreu ao longo de 2021 e 2022 já na expectativa da realização do procedimento cirúrgico. Procedimento que finalmente foi realizado ao final do mês de dezembro de 2022. Com a primeira etapa do tratamento concluída começava a segunda fase consistindo em 36 seções de radioterapia e injeções trimestrais para inibição do crescimento de novas células malignas. O tratamento com radioterapia foi concluído com sucesso em meados de junho de 2023, tendo recebido alta médica na ocasião da conclusão das seções”. Agora, mesmo com a alta médica, o baterista precisará passar por procedimentos para sua efetiva melhora, assim como constantes cuidados e monitoramento: “Atualmente começaram seções de fisioterapia para reforçar a musculatura da pelve que atrofiou no período de recuperação pós cirurgia. As injeções de hormônios mencionadas anteriormente persistirão por 3 anos, assim como monitoramento trimestral da equipe médica. A partir das seções de fisioterapia estarei apto a retomada gradativa das atividades de ensaios, gravações, etc. junto a One Of Them”.

Assista ao lyric vídeo de “Pulverizados:

Ouça “Blind Faith” via Spotify:

https://open.spotify.com/intl-pt/album/13K0dWFEkL4qUpsA2tFN16

Créditos da foto: Day Montenegro

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *