O ataque cardíaco que mudou a voz de King Diamond
Em 2011, King Diamond foi forçado a mudar sua técnica vocal antes de se juntar ao Metallica no palco para uma apresentação do medley Mercyful Fate durante um dos três shows do 30º aniversário da banda. De acordo com Diamond um incidente em um show do Volbeat antes do show do Metallica o deixou inseguro se ele seria capaz de se apresentar com James Hetfield e companhia. Ele diz:
“Em um show do Volbeat cerca de cinco meses após a cirurgia no coração que fiz após um ataque, eu descobri que as hastes de metal não estavam completamente fundidas com minha caixa torácica para mantê-la unida e começou a tremer dentro do meu peito. Achei que estava morrendo. Eu realmente não podia correr naquele momento, mas saí de lá o mais rápido que pude porque pensei que estava morrendo. Por causa dos sons e vibrações altos, isso fez vibrar essa haste de metal dentro. Então eu esperava que algo assim acontecesse enquanto eu estava em São Francisco. Foi exatamente um ano após a operação. Mas foi firme. Não havia nada acontecendo. Eu estava tipo ‘legal, eu não tenho que voar para casa agora.’ Então tentamos jogar.
Tive que mudar minha técnica de canto na hora porque tinha uma capacidade pulmonar maior do que antes. Eu poderia fazer respirações gigantescas. Então, algo mudou por causa de toda a reorganização interna, o que me ajudou junto com parar de fumar cigarros. Minha voz voltou. Era como, ‘aqui está um novo se você quiser um’. Parece que está melhor do que quando gravei os álbuns Abigail e Don’t Break The Oath . Do jeito que eu cantava naquela época, estou cantando mais forte do que cantei naquela época.”
Mais recentemente, King Diamond foi visto no palco tocando com Mercyful Fate. Com uma turnê atualmente em andamento, Diamond disse que está se sentindo ótimo e pronto para enfrentar o mundo:
“Tenho tanta alegria cantando uma música assim agora. É muito desafiador, mas é muito divertido.
“O antigo material do Mercyful Fate parece tão incrível de se cantar hoje. Muito melhor do que eu já me senti cantando antes. É muito mais divertido também, e muito dessa diversão tem a ver com o fato de termos uma equipe incrível. Ótimos sons, ótimas luzes, parece ótimo – todos os jogadores estão no topo de suas coisas.”
King Diamond está atualmente em turnê nos EUA como vocalista do Mercyful Fate. Ambos Kreator e Midnight são os atos de apoio da turnê.