Rick Rubin fala sobre trabalhar com Johnny Cash em cover de “Hurt”

O cover de “Hurt”, faixa do Nine Inch Nails, (The Downward Spiral ),  feito por Johnny Cash, e foi aclamada pela crítica como um dos melhores covers já feitos e recebeu o selo de aprovação do próprio Trent Reznor. A Billboard  classificou “Hurt” como a 4ª melhor música da carreira de Cash e o  American Songwriter a colocou em 3º lugar em sua lista, mesmo à frente de “Ring of Fire”.

Muito do crédito pelo cover vai para o notável produtor Rick Rubin, que primeiro abordou Cash sobre as sessões da American Recordings no início dos anos 90, depois que o cantor country quase foi esquecido e suas vendas de discos despencaram. As sessões foram um grande renascimento da carreira com vendas de discos e uma nova geração de fãs.

Quando Rubin sugeriu “Hurt”,Johnny olhou para mim como se eu fosse louco“, o produtor disse em uma recente entrevista de 23 de outubro com Lauren Larverne para o programa da BBC Radio 4, “Desert Island Discs”.

A versão do Nine Inch Nails da música é muito barulhenta, agressiva. Johnny estava cauteloso!” Rubin disse, embora Cash eventualmente tenha aceitado quando ouviu o formato do que poderia ser, ele disse: ‘Vamos tentar.’”

Rubin também acrescentou lembranças do primeiro encontro com Cash e as reservas da estrela country em trabalhar com ele, acreditando que sua própria carreira estava concluída: “Ele não sabia quem eu era, mas queria entender por que eu iria querer trabalhar com ele, porque por que alguém iria querer trabalhar com ele? Em sua mente, ele estava acabado. Ele não estava mais bem o suficiente para fazer turnês. Seu parceiro se foi. E sua escolha era morrer ou continuar, e ele escolheu continuar”.

Especificamente escolhendo “Hurt” para o cover de Cash, Rubin acrescentou: “Eu pensei na imagem de Johnny Cash como o mítico Man in Black, e qualquer música que ele cantasse tinha que se adequar a esse mítico Man in Black. Se você ouvir as palavras, é como rever uma vida de arrependimento e remorso.”

Quanto a Reznor, ele deu sua benção à capa, embora também não tenha sido vendido no início, como disse à Alternative Press em 2004:  Rick Rubin é um amigo há muito tempo e me ligou perguntando como eu me sentia Johnny fazendo cover de ‘Hurt’. Fiquei lisonjeado, mas, francamente, a ideia soou um pouco enigmática para mim… Algumas semanas depois, um CD aparece com a faixa… Parecia… estranho para mim. Essa música em particular era direta. da minha alma, e foi muito estranho ouvir a voz altamente identificável de Johnny Cash cantando.”

Reznor acrescentou que algumas semanas depois, uma fita de vídeo foi enviada a ele com o videoclipe que Mark Romanek fez para o cover de Cash.Eu coloco o vídeo e… uau. Lágrimas brotando, silêncio, arrepios… Acabei de perder minha namorada, porque essa música não é mais minha. Então tudo fez sentido para mim. Realmente fez eu penso em como a música é poderosa como meio e forma de arte… reinterpretada por uma lenda da música de uma era/gênero radicalmente diferente e ainda mantém a sinceridade e… [é] tão pura quanto.”

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *