Behemoth se pronuncia shobre show cancelado na Turquia e diz que “ideologia está sendo usada para restringir a liberdade cultural”
O show que o Behemoth iria realizar na Turquia, foram cancelados, após o gabinete do governador do distrito de Beşiktaş cancelou os concertos em Istambul e Ancara, alegando preocupações de que os eventos entrassem em conflito com os “valores da sociedade” após uma onda de reações negativas online e acusações de satanismo.
A banda se pronunciou em suas redes sociais dizendo:
“Aos nossos fãs em Istambul e Ancara, lamentamos profundamente confirmar o cancelamento dos nossos shows agendados na Turquia. Apesar de termos esgotado todas as possibilidades ao longo do dia e de termos participado de extensas discussões, a decisão das autoridades locais permanece definitiva. Simplesmente não há mais nada que possamos fazer para revertê-la.
Os cancelamentos ocorrem após pressão de grupos religiosos que caracterizaram nossa arte como propaganda satânica e a consideraram inaceitável. Este é mais um exemplo de como a ideologia está sendo usada para suprimir a expressão artística e restringir a liberdade cultural. O Behemoth sempre defendeu a independência criativa e o direito dos artistas de se expressarem sem censura. A música não é uma ameaça, mas silenciá-la deveria preocupar qualquer pessoa que valorize a liberdade de expressão.
Aos que planejaram comparecer, que viajaram e que estavam prontos para compartilhar esta noite conosco, pedimos sinceras desculpas. Lutamos para que esses shows acontecessem e compartilhamos sua frustração e decepção. A Turquia tem alguns dos fãs mais apaixonados e dedicados do mundo e esperamos que chegue o dia em que possamos retornar a Istambul e Ancara e nos apresentar para vocês sem interferências. Até lá, agradecemos o apoio inabalável.”
O Slaughter to Prevail também tinha datas marcadas para tocar no país e também teve seu show cancelado por acusações de satanismo. O vocalista Alex Terrible escreveu:
Não faço ideia do que eles estão dizendo, mas somos SLAUGHTER TO PREVAIL, não sliden to previl.
Além disso, não somos satânicos. Somos uma banda de brutal death metal. Eu, pessoalmente, irei para Valhalla depois de morrer. Nosso guitarrista Greb Father provavelmente irá para o inferno por ser cristão ortodoxo. Povo da Turquia, eu amo vocês e respeito seu país e suas crenças religiosas. Mas não me chamem de satânico.
Uma emissora islâmica pró-governo recentemente criticou as bandas, cujo show em Istambul, no dia 10 de fevereiro, também foi cancelado, alegando que elas promoviam o satanismo e representavam uma ameaça para os jovens.
“As bandas Slaughter to Prevail que pregam o satanismo e roubam a fé dos jovens, e Behemoth, que se opõem abertamente à religião com suas vestimentas satânicas, virão à Turquia”, comentou o locutor. “Esses dois grupos são proibidos na Rússia. Apelamos às autoridades para que ajam com urgência e cancelem esses eventos que envenenam nossas crianças e jovens”, afirmou.
Foto: Ian Dias
