Jason Newsted revela a reação do pai de Cliff Burton quando o Metallica o contratou: “pesado”

Substituir um membro renomado de uma banda não é algo fácil de se fazer, imagina quando um trágico incidente interrompe a vida de alguém tão promissor que em pouco tempo se tornou um ícone para muitos e muitos. Esse foi o caso de Cliff Burton, baixista do Metallica, que com menos de 30 anos se tornou um grande símbolo do metal mundial e virou uma inspiração de muitos aspirantes as quatro cordas.

Cliff partiu muito cedo deixando um legado gigantesco para trás e uma lacuna que seria difícil de se completar, e o escolhido para a vaga foi Jason Newsted, que em conversa com o Loudwire, relatou como foi a sua experiência ao realizar sua a audição para a vaga. Ele diz, conforme transcrito pelo Confere Rock:

E sim, é verdade que eu consegui secretamente a setlist da banda, estudei tudo e apresentei ao Lars Ulrich, dizendo que conhecia todas aquelas músicas — para a surpresa dele.

A lista estava escrita em uma folha com o meu logotipo no topo, organizada exatamente na ordem em que eles tinham tocado da última vez que passaram pela nossa região. Quando ele viu, disse algo como: “Cara, isso é demais!”. E completou: “Vamos tocar essa, essa, essa e essa”.

Nós tocamos. Dois dias depois, eles me ligaram para voltar.

Em seguida Newsted relembra o momento em que soube que seria ele o novo baixista do Metallica e um abraço recebido pelo pai de Cliff:

Quando retornei para a segunda audição, todos os integrantes estavam lá para me ver. Eles vieram me abraçar, me cumprimentar. Foi algo muito intenso. O pai do Cliff Burton, Jan Burton, me abraçou imediatamente depois que os caras me disseram: “É você. Eles sabem que é você. Só fique seguro, sabe?”.

Aquilo foi pesado. Muito pesado. Era como se estivessem passando adiante a tocha do Cliff. A pergunta era: quem iria recebê-la?

Jason Newsted integrou o Metallica entre 1986 e 2001. Ele entrou na banda poucos meses após a morte de Cliff Burton, em outubro de 1986, assumindo uma posição delicada em um momento de luto e reconstrução do grupo. Sua estreia em estúdio aconteceu em 1988, no álbum “…And Justice for All“.

Ao longo de seus 15 anos na banda, Newsted gravou também Metallica (o “Black Album”), Load e Reload, além de participar de lançamentos importantes como Garage Inc. e o ao vivo com orquestra S&M.

Ele deixou o Metallica em janeiro de 2001. Posteriormente, a vaga foi assumida por Robert Trujillo, que entrou oficialmente na banda em 2003.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *