A trágica história por trás do nome do Children of Bodom

O Children of Bodom foi uma das principais bandas modernas do death metal, encabeçada pelo líder Alexi Laiho. Mas qual seria a origem do nome do grupo?

Segundo um artigo escrito pela UItimate Guitar, Children of Bodom é uma referência a um incidente que ocorreu no Lago Bodom – na verdade, é um dos homicídios não resolvidos mais famosos da história da Finlândia. O fato ocorreu nas margens do Lago Bodom em 1960.

Os Assassinatos do Lago Bodom, como são conhecidos, ocorreram em junho de 1960. Quatro adolescentes – duas mulheres de 15 anos e seus namorados, dois homens de 18 anos – estavam acampados em uma barraca ao longo das margens do Lago Bodom. Três deles foram encontrados dentro da tenda, mortos por facadas e traumatismos contundentes na cabeça. O quarto adolescente foi encontrado fora da tenda, ainda vivo, com ossos faciais quebrados e facadas. O ataque foi determinado como tendo acontecido entre 4h e 6h, mas a cena do crime só foi descoberta às 11h do dia seguinte.

Houve vários aspectos do crime que os investigadores acharam estranhos. Em primeiro lugar, o assassino não atacou as vítimas de dentro da tenda. Em vez disso, os ataques ocorreram do lado de fora da tenda, com uma faca e um instrumento contundente não identificado (possivelmente uma pedra) nas laterais da tenda. As armas do crime nunca foram localizadas.

Outro aspecto estranho foram os itens retirados da cena do crime. O assassino havia levado as chaves das motocicletas das vítimas, que haviam sido deixadas para trás. As jaquetas de couro de uma das vítimas do sexo masculino também estavam desaparecidas no local. O membro sobrevivente, os sapatos de Nils Gustafsson, estavam parcialmente escondidos a aproximadamente 500 metros do local do crime. O rastro de sangue indicaria que o agressor usava os sapatos de Gustafsson.

O assassino nunca foi identificado ou capturado. Isso se deveu em grande parte a uma investigação policial bastante malfeita, mesmo para os padrões de 1960. Em 2004, 43 anos após os crimes e já com o Children of Bodom em atividade, a vítima sobrevivente, Nils Gustafsson, foi preso e levado a julgamento pelo assassinato. A promotoria argumentou que ele estava bêbado e foi excluído da tenda e agrediu o outro garoto do grupo. Seguiu-se uma briga, razão pela qual ele também ficou ferido. Depois de matar o outro garoto, ele matou as duas mulheres também.

Também tentaram utilizar provas de DNA mas a única amostra encontrada foi o das quatro vítimas. Em 2005 foi absolvido de todas as acusações e o crime continua sem solução. Alguns ainda afirmam que Gustafsson foi o culpado, outros apontaram outros suspeitos, como um homem que foi visto nos funerais e nunca mais foi visto. Uma pessoa até confessou a um colega de cela na década de 1960 o cometimento dos assassinatos, Pentti Soininen, mas ele teria apenas 14 anos na época dos assassinatos.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “A trágica história por trás do nome do Children of Bodom

  • maio 20, 2024 em 9:41 pm
    Permalink

    Infelizmente a violência aparece em todos os lugares do mundo, triste essa história!!!! Lembro que no início dos anos 2000 estava ouvindo muito Stratovarius, sabia que a banda era da Finlândia, mas…foi por causa do Nightwish que fui pesquisar sobre o País em si e lá fiquei sabendo dessa história kbulosa!!!! Gosto dos primeiros albuns do Children of Bodom…som destruidor e com riffs marcantes, sem contar o mascote ou ícone personagem deles que dava medo (Roy, The Grim Reaper)!!!! Já li algo em que Tarja Turunen fala muito sobre o ¨Natal Negro¨…muitos dias que os filandeses não vêem o sol, fica tudo a noite…coisa pertubadora isso, já pensou acontecer esse efeito do planeta sobre o Brasil…a bandidagem iria fazer a festa!!!! Devido a inclinação do Planeta, tem época na Finlândia que fica meses sem ver o sol, kbuloso!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *