O disco de prog favorito de Synyster Gates
O guitarrista do Avenged Sevenfold, Synyster Gates, revelou em uma entrevista anos atrás a Revolver, qual era seu disco de prog favorito de todos os tempos, e ele explica porque. Ele diz sobre “Images and Words” do Dream Theater:
“Essa foi outra banda que Jimmy me apresentou. Ele costumava levar um Walkman escondido para a escola e tocar coisas ridículas para mim no banheiro. Essa se destacou por ter a musicalidade mais incrível que eu já tinha ouvido.
Eu tinha 13 anos quando ele tocou esse disco para mim e isso mudou a maneira como eu olhava para a guitarra. Eu não tinha ideia de que o que eu estava ouvindo poderia ser alcançado no instrumento no qual eu já havia passado anos trabalhando.”
Gates ainda falou como John Petrucci se tornou um de seus guitarristas favoritos:
“Petrucci tem sido um dos meus guitarristas favoritos, revezando-se no meu top três, desde o dia em que ouvi esse show de luzes de um disco.
Ele certamente personifica minha maneira de abordar a guitarra mais do que qualquer outro músico, além talvez do meu pai. Com uma busca incessante por técnica e harmonia apenas para facilitar uma primeira abordagem de melodia e composição para solos e composições.”
Além da guitarra, Synyster também foi aluno de bateria, e destacou também como Mike Portnoy lhe chamou atenção:
“Como um estudante de percussão também, fiquei comovido com a forma como Mike Portnoy suportou perfeitamente e tão fluidamente todos esses riffs e assinaturas de tempo incríveis de uma forma tão musical e cinematográfica. E por mais suave que esse cara pudesse tocar, ele ainda conseguiu fazer a música pesada pra caramba. Ouça ‘Under a Glass Moon’ para um dos melhores grooves de todos os tempos.
Bem, espero que você curta esse disco, mesmo que seja uma fração do que eu curto. Seria o suficiente para mudar sua vida.”
Coincidememte, Synyster e seu disco favorito, fazem aniversário no mesmo dia, 7 de julho.