Por que o Korn trocou a Adidas pela Puma? O acordo milionário

Se você acompanhou o Korn no começo da carreira, percebeu que além do seu som diferenciado, eles também tinham um visual diferente das tradicionais roupas pretas. Ao invés disso, se via dreads e macacões da Adidas. Porém, a partir do terceiro álbum da banda, “Follow the Leader”, os fãs viram que uma nova marca acompanhava a banda em seu vídeos, era a Puma.

Pin on Looky loo :)

Mas o que ocasionou essa troca? Em entrevista a Kerrang!, Jonathan Davis falou sobre a mudança:

“Mudamos para a Puma porque eles nos disseram que nos colocariam em um comercial e nos dariam um pouco de dinheiro para vestir suas roupas. Nós estávamos tipo, ‘Foda-se, sim! Isso é mais do que a Adidas já fez por nós!’ Não foi uma coisa vendida. Era uma questão de respeito.”

Mas afinal, quanto o Korn ganhou ao fazer a troca dar marcas?

Supostamente, a banda recebeu $ 500.000 pelo negócio em 1998. Quando você ajusta aos tempos de hoje, isso equivaleria a cerca de $ 1 milhão, o que para a época é algo realmente espantoso.

Pin on Korn

A Puma ainda incluiu o Korn em grandes comerciais e campanhas publicitárias como parte do acordo. De acordo com um comunicado de imprensa de 1999, e o grupo conseguiu uma promoção mainstream bastante substancial da marca esportiva:

“Achamos que o Korn se encaixa perfeitamente entre nossa campanha e o mercado de consumo hardcore. Os três primeiros comerciais com Korn estrearão durante o show pré-jogo do Super Bowl XXXIII na Fox no domingo (31 de janeiro).”

Em 1999, um anúncio do Super Bowl custou US$ 2,1 milhões. Korn fez parte de 3 deles.

Então, para entender o verdadeiro valor holístico do negócio, quando você considera o componente de mídia conquistada, você está olhando para o que equivale a essencialmente $ 7 milhões de dólares.

O Korn ainda voltou a usar a Adidas posteriormente. Durante o período do disco “Korn III: Remember Who You Are“, em referência ao nome, a volta do produtor Ross Robinson e uma sonoridade que lembrava mais os primórdios da banda, Jonathan Davis trouxe de volta seu velho macacão preto da marca em vídeos e nos shows da respectiva turnê.

“Tratava-se de derrubar paredes”: como a adidas invadiu o nu-metal

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

2 thoughts on “Por que o Korn trocou a Adidas pela Puma? O acordo milionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *