Sharon Den Adel fala como leis sobre aborto influenciaram a letra de “Don’t Pray For Me”
Sharon Den Adel, vocalista do Within Temptation, falou com a Rock Sound sobre a inspiração da letra do recente single da banda, “Don’t Pray For Me” . Ela disse:
“Eu escrevi um ensaio um ano atrás sobre, para o Dia Internacional da Mulher, para uma das revistas de metal aqui no Reino Unido. E eles me disseram, ‘Ok, você pode falar sobre qualquer coisa.’ Então eu escolhi um assunto, e eu escolhi o aborto, na verdade. E eu realmente mergulhei nisso, e foi mais, tipo, ‘Ok, como isso realmente acontece em diferentes países?’ E vi as leis mudando na Polônia, especialmente os partidos religiosos tentando mudar as leis, para que as pessoas não possam mais ter educação sexual nas escolas, mas também não podem fazer aborto, mesmo nos piores casos. O resto do mundo, também na América. Eu senti um pouco que tiha acabado de assistir ‘The Handmaid’s Tale’ . [ Risos] Então, pensando em como há muitas semelhanças sobre muitas coisas e também muitas diferenças, é claro. Mas isso só me fez querer escrever sobre religião em primeiro lugar, pelo fato de que as pessoas estão sempre dizendo a outras pessoas como viver. E o aborto é apenas uma dessas coisas. Mas são muitas coisas em muitos países que eu vou, em turnê.
Sinto que muitas crianças têm muita dificuldade em crescer, tentando ser quem querem ser. E acho que começa muito antes de nascerem, como que tipo de circunstâncias você tem, as chances como qualquer outra pessoa que você recebe, uma família amorosa. Você foi bem-vindo quando nasceu? Esse tipo de coisa; é muito importante. Pessoas dizendo a você o que ser, quem ser e em que acreditar, isso apenas coloca uma marca real em sua vida, eu acho, e pode realmente tirar o ar da vida também. A música é sobre, não me diga no que acreditar, não me diga o que fazer, deixe todos serem livres. Isso seria bom para as pessoas no final, especialmente as crianças quando estão crescendo e você dá a elas espaço para pensar por si mesmas.”
Quando “Don’t Pray For Me” foi lançado pela primeira vez em julho, Sharon afirmou sobre a faixa: ” ‘Don’t Pray For Me’ luta contra impor crenças e medos aos outros e testemunha a aceitação da própria jornada de todos. É um hino sobre aceitar o fato de que as crenças podem ser fluidas, múltiplas ou, francamente, diferentes. A música é sobre permitir que as pessoas sigam seu próprio destino.”