Resenha: Seu Madruga – Vila e Obra – Pablo Kaschner (Estética Torta)
O livro Seu Madruga – Vila e Obra, escrito por Pablo Kaschner e publicado pela primeira vez em 2010, ganha uma nova edição de luxo pela Estética Torta, com capa dura e páginas a mais, é uma homenagem detalhada e afetuosa ao ator mexicano Ramón Valdéz e ao seu icônico personagem do seriado Chaves. Com mais de 220 páginas, a obra é estruturada em diversos capítulos que, simbolicamente, buscam “quitar” os eternos 14 meses de aluguel que Seu Madruga devia ao Senhor Barriga.
🎭 O personagem e o ator
Kaschner mergulha na vida e na carreira de Ramón Valdéz, revelando facetas pouco conhecidas do ator que conquistou o público com sua simplicidade e carisma. O autor também explora a criação do personagem Seu Madruga, destacando suas características marcantes, como o humor ácido, a postura de malandro e o coração generoso.
Mas além de só focar no “Don Ramón”, o livro traz outras facetas do “corpo de tripa escorrida”, mostrando como sua trajetória ao lado de Roberto Gómez Bolaños começou, a escalada ao sucesso e também, joga finalmente uma luz sobre o que de fato aconteceu para a sua saída do programa, tão sentida pelos fãs.
O livro revela ainda o momento sombrio do final da vida de Ramón, que sofreu com um câncer de estômago, e teve um final bastante dolorido e triste, acompanhado por amigos e família.
📸 Conteúdo adicional
Um dos pontos altos do livro são as entrevistas com pessoas próximas a Valdéz e as fotos raras, incluindo imagens de bastidores, que enriquecem a narrativa e oferecem uma visão mais íntima do ator e de sua trajetória.
Também há capítulos dedicados a frases icônicas do personagem durante seus anos de seriado do Chaves, as suas grandes filosofias, uma curiosa relação entre Madruga e os Beatles (leia aqui) uma análise do porquê de os brasileiros se apegarem tanto ao homem que não era o que se “nossa, que homem ele é…”, mas que conquistou tantos e tantos com roupas surradas e simples e um jeito de vencer a vida que não é somente seu, mas que reflete em tantos e tantos de nós em nosso país.
O livro também coloca fim a um grande mistério de anos! Afinal, o que Seu Madruga tem tatuado em seu braço?
💬 Impressões finais
Um belo presente ao fãs, que com certeza irão se emocionar, se deliciar e rirem junto das histórias e curiosidades que vislumbramos por aqui, mas mais do que tudo, é de grande satisfação adentrar mais no universo além das paredes da casa 72 (ou seria 14? ou seria 10?) e uma mais uma forma de sentir Seu Madruga vivo e ainda mais próximo de nós, seu fieis e eternos súditos.
Você pode adquirir o livro clicando neste link.
