O conselho de Alice Cooper aos jovens músicos
Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento Rock ’N’ Roll Fantasy Camp em Scottsdale, Arizona, o veterano Alice Cooper foi indagado sobre qual conselho daria a quem está começando na música. Sua resposta foi direta:
“Escutem os Beatles. É isso aí. Não estou brincando. Quando se trata de compor músicas, ouçam a simplicidade dos Beatles.”
Ele enfatizou que mesmo quem faz música pesada, como death metal, não deve ignorar a melodia e a estrutura da canção:
“Uma música, antes de mais nada, não é apenas um riff e uma batida de bateria. Você deveria ser capaz de se sentar — não importa quem seja — e ser capaz de tocar aquela melodia e cantar aquela música. Você poderia ser a pessoa mais raivosa do mundo.”
“Onde está a música?”
Alice contou que frequentemente recebe jovens bandas que se apoiam somente em riffs agressivos ou batidas pesadas:
“Já tive bandas jovens que vieram até mim e perguntaram: ‘Bem, o que você acha?’ E eu respondi: ‘Entendo. Vocês estão com raiva.’… Mas eu disse: ‘O que eu quero que vocês façam é, durante uma semana, ouvir apenas os Beach Boys, os Beatles e os Four Seasons… E então, eu não quero que vocês soem exatamente como eles, mas quero que vocês entendam a ideia de um verso, uma seção B, uma ponte que leva ao refrão, e que volta para a ponte… Isso significa que precisa ter uma melodia. Vocês não podem simplesmente gritar comigo.’”
E ele resumiu o motivo:
“Por que essas músicas [dos Beatles] ainda tocam no rádio? Por causa da melodia, a melodia — todos nós queremos ouvir as melodias.”
Foto: André Tedim
