Yuji Horii não descarta novidades para Chrono Trigger e reacende esperanças de um remake

Durante uma live no programa japonês de YouTube “KosoKoso Hōsō Kyoku”, Yuji Horii — criador de Dragon Quest e supervisor original de Chrono Trigger — foi questionado sobre futuros projetos envolvendo o clássico RPG de 1995. Ele desconversou com bom humor: “Não posso falar sobre isso… se eu disser, vocês vão descobrir!”, e completou com brincadeiras como “Não perguntem!”, antes de mudar de assunto.

Esse tipo de resposta — nem afirma nem nega — reacendeu a curiosidade entre fãs e a imprensa especializada. Muitos interpretaram o comportamento como sinal de que algo pode estar em desenvolvimento, mesmo sem confirmação oficial.


Histórico de rumores e comunicados oficiais

A expectativa por um remake de Chrono Trigger voltou a crescer em 2025, ano em que o jogo completou 30 anos. Na época, havia rumores de que Horii teria citado que um remake estava em andamento durante um painel na Comicon de Nápoles.

Contudo, depois da repercussão, tornou-se claro que a suposta declaração foi fruto de um erro de interpretação: o tradutor foi quem levantou a possibilidade, e não Horii. A empresa desenvolvedora, Square Enix, negou oficialmente qualquer anúncio de remake e reforçou que nada está confirmado.

Até o momento, os únicos projetos públicos relacionados à comemoração dos 30 anos do jogo são enquetes de popularidade dos personagens e shows orquestrais planejados para 2026 — e não um novo jogo ou remake.


O que a resposta de Horii significa para os fãs — cautela e esperança

A postura de Yuji Horii — nem confirmando, nem negando — deixa espaço para especulação. Alguns elementos reforçam a possibilidade de um projeto futuro

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

One thought on “Yuji Horii não descarta novidades para Chrono Trigger e reacende esperanças de um remake

  • dezembro 10, 2025 em 9:12 pm
    Permalink

    Lembro de minhas andanças em jogos de RPG na época dos jogos de Nes, Snes e Sgens!!!! Comecei por Phantasy Star do Master System, depois Final Fantasy Mystic Quest, Final Fantasy III do Snes e Chrono Trigger!!!! Essa fase de jogos 8 e 16 Bits foram feitos grandes relíqueas, já que muito desses jogos nunca foram lançados no Ocidente na época Sega vs Nintendo!!!! Muitos jogos japoneses foram traduzidos recentementes por fãs e lançados por aí hoje de forma ¨gratuíta¨, sendo assim fomos jogando essas pérolas recentemente!!!! Phantasy Star do Master System de Rieko Kodama, Final Fantasy III e Chrono Trigger do SNES foram os grandes jogos da era 8 e 16 bits, alavancaram muito a jogadores que nunca tinha experimentado um RPG cheio de detalhes gráficos e músicas lindas!!!! Depois veio Final Fantasy VII do Playstation que foi o fator crucial da era 32 bits, tranformando assim todo o legado em jogos super bem trabalhados e gigantescos!!!! Nunca zerei um RPG por falta de tempo…talvez o mais próximo de zerar tenha sido o clássico Zelda-Link to the Past do Snes!!!! Fico na expectativa sobre um futuro Remake, sendo que poucos remakes por aí superam a versão original, mesmo sendo de tecnologia inferior!!!! Resident Evil 3 do Ps1 é um exemplo…ainda é melhor do que essa versão Atual que fizeram sem tarântulas, cobras e alguns puzzles que ficaram marcado ali no jogo do Ps1, a versão atual ficou devendo em termos de fases e modificações que fizeram!!!! Valeu!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *