Vinny conta como sucesso o “tirou” do metal e relembra quando abriu para o Megadeth e Whitesnake

O cantor Vinny foi um verdadeiro fenômeno dos anos 1990. Era fácil ligar a TV e lá estar o cantor com um de seus sucessos como “Mexe a Cadeira“, “Shake Boom“, “Te Encontrar de Novo“, entre outros vários. Mas o que poucos sabem é que Vinny é um cara do metal e tentou criar a sua carreira dentro desse nicho, mas o seu sucesso acabou “o tirando” desse nicho e o colocando na música popular brasileira.

Durante uma conversa com a MixRadio, o cantor relembrou quando foi convidado a abrir shows de grandes bandas como Megadeth, Whistesnake e Queensryche, que estariam em um festival. Ele diz, conforme transcrito pelo Confere Rock:

Eu fui convidado para abrir o show do Megadeth, junto com Queensrÿche e Whitesnake. E quem ia abrir o show era eu.

A única música que estava tocando no rádio era “Mexe a Cadeira”, na versão remix. O show tinha sido agendado antes da música bombar. E aí, quando estourou, eu pensei: “E agora, como é que faz?”. Tinha uma galera esperando a versão remix. Obviamente, a gente não tocou o remix — fizemos a versão original. Resultado: fomos vaiados por todo mundo.

Mas Vinny disse que entendeu o seu público e o que a sua música iria lhe render, e também entendeu que o seu sucesso o estaria distanciando do público que queria:

Depois daquela vaia, eu entendi uma coisa. Pensei: “Cara, essa música atinge um público gigante, mas esse público não é mais o mesmo que eu queria atingir. Eu queria tocar para a galera do metal, porque eu era da galera do metal. Mas ali aconteceu uma migração — digamos assim, uma “prostituição” por motivos óbvios. Eu pensei: “É isso. Acho que agora eu entendi”.

Depois vieram “Shake Boom”, “Na Gandaia”, “Ulalázinha”, “Requebra”… foi uma atrás da outra. Aí eu falei: “Bom, então agora eu vou encher a pista de verdade”. E comecei a gostar. Passei a entender a linguagem do DJ. Qual é a diferença entre a versão de uma banda ou artista e a versão do DJ? O que ele acrescenta ali? Porque existe uma ciência por trás de fazer a pista encher.

Posteriormente, Vinny chegou a flertar mais uma vez com o rock, se juntando ao LS Jack, famosa banda de poprock que fez sucesso nos anos 2000, mas pouco tempo depois, desfez a parceria.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *