Ahab – “The Coral Tombs” (2023)
Mesmo não sendo apreciador do doom metal, acho inegável o fato de que algumas bandas do estilo tem uma maestria em criar atmosferas ao contar histórias e nos fazer cair dentro delas de uma forma quase macabra.
O novo disco do Ahab é um desses fatos. “The Coral Tombs“, chega pela Napalm Records e lançado pela Shinigami Records no Brasil, é algo que te leva as profundezas do mar. O nome da banda é baseado em um personagem da história de Moby Dick, e não diferente, a banda já teve um disco contando o lado sombrio desta história nas profundas águas marinhas. Agora em 2023, oito anos após sua última investida, a banda retorna contando histórias de “Vinte Mil Léguas Submarinas”, e é assim que grupo abre sua obra.
A poderosa “Prof. Arronax’ Descent into the Vast Oceans” é dona de passagens macabras, enegrecidas e tão densas que causam arrepios com as batidas cadenciadas e os vocais grotescos. “Colossus of the Liquid Graves” é arrepiante com a mescla de vocais e o instrumental obscuro, que criam um dos momentos mais atmosféricos da obra e com certeza irá te envolver nessa manta. “Mobilis in the Mobili” é um pouco mais ágil, mas mantém o peso e o tom macabro de pesadelo. Essa agilidade é vista nas demais faixas que se seguem adiante, o que não é lá tão convencional para um disco deste estilo. Mas o pé é colocado no freio para o granfinale, que fica a cargo da carregada “The Maelstrom”. O crescendo que as guitarras geram, levam você a uma sensação daqueles pesadelos que não se consegue acordar e no seu pior momento, que parecemos estar vivenciando aquelas cenas e finalmente, há o despertar com o coração acelerado.
Com certeza o que se pode esperar aqui, é no mínimo uma experiência soturna e obscura que a música pode nos brindar. Aos fãs de doom metal, ou até do Ahab, está aqui de forma altamente recomendada. Mas aqueles que também buscam novas experiências dentro do metal, eis uma ótima oportunidade. Saboreie esse pesadelo sonoro.
NOTA: 8