Chad Gray espera algo “atemporal” para nova música do Mudvayne

Chad Gray, vocalista do Mudvayne, falou com a rádio 93X, onde ele disse que espera fazer algo “atemporal” com a nova música de sua banda. Ele diz quando perguntado se o grupo já começou a compor algum material:

Fizemos isso de praticamente todas as maneiras possíveis até agora. Mas fizemos algum compartilhamento de arquivos e coisas assim. Greg enviou alguns rascunhos e então Matt — porque Matt faz muita música ambiente sozinho, então ele definitivamente sabe programar. Então ele programou algumas baterias e, obviamente, quando eu entendi isso… Tudo que eu preciso é basicamente o riff de guitarra e posso começar a sentir a melodia e a direção lírica e coisas assim. Eu não preciso necessariamente da coisa toda. Eu posso ter apenas uma merda muito básica para começar a escrever… Mas eu terei as porcas e parafusos e, no final das contas, é disso que se trata o compartilhamento de arquivos. É sobre obter as porcas e parafusos do que você quer fazer. E então, a partir daí, você vá para o estúdio e você mexe pra caralho, e você adiciona harmonias pra caralho e você adiciona camadas pra caralho e overdubs pra caralho, e você pode enlouquecer e então realmente fazer isso especial. Então eu estou animado com isso. Nós não fizemos isso ainda. Essa é a única coisa que nós não fizemos ainda, é entrar em uma sala com um produtor pra caralho.

Chad ainda falou se o Mudvayne sobre alguma pressão na qualidade da música que a banda faz:

Honestamente, cara, se fôssemos para um estúdio e fôssemos gravar algo, se cada pessoa do nosso time — nós, o produtor, nosso empresário, nosso advogado — se todos do nosso time não estivessem pulando e dando high-fives, então não valeria a pena lançar. Sou só eu — eu só quero lançar uma porra de uma merda boa. E com uma merda boa, quero dizer atemporal. Você quer criar música atemporal, e você tem que se perguntar: ‘Isso é atemporal? Isso é música atemporal ou é uma porra de uma moda passageira? Estamos seguindo algo aqui ou liderando algo aqui?’

Sobre como é o processo criativo dentro do Mudvayne, Chad comenta:

 “Nós somos quem somos. Como somos com nossas personalidades é quase a dinâmica do que torna o Mudvayne ótimo. E não é conflito ou algo assim, mas nós testamos uns aos outros. Mas acho que isso transparece na música que criamos. E acho que sempre tivemos isso desde o começo ou algo assim. E acho que essa é uma das coisas que o tornam ótimo. Obviamente, superamos e passamos por isso, mas há momentos em que começamos a escrever, cara, em que é tipo, ‘Queremos a mesma coisa?’ Estamos tentando moldá-lo. Mas o lado bom é que todos na banda são realmente mente aberta, e é isso que é preciso. Mas quando começamos, tipo, eu tenho uma visão, Matt tem uma visão, Ryan tem uma visão, Greg tem uma visão, e eles nem sempre são os mesmos. Por meio disso, você os une, mas você tem que dar um pouco, tirar um pouco, dar um pouco, tirar um pouco, mas você tem que estar disposto a fazer isso.

Mas, sim, é muito legal. Eu gosto da dinâmica que temos. Eu gosto das personalidades que temos na banda, e eu acho que, honestamente, essa é uma das coisas que a torna ótima. E eu acho que essa é uma das coisas que a torna especial.

Nossa música é música emocional, seja desamparo ou raiva ou agressão ou qualquer gama de merda — nossa música definitivamente cobre a gama de todas as emoções — e eu acho que essas emoções são o que aproximam as pessoas da nossa música, porque elas podem construir um relacionamento com ela. Porque eu não sou o tipo de escritor que fica tipo, ‘É isso que a música é. É sobre isso que a música é.’ Eu meio que te faço seguir por uma estrada, talvez te fisgue um pouco para que você meio que pegue a vibe de onde eu estou, mas eu estou te dando rampas de saída por todo o caminho onde você pode pegar e tornar aplicável à sua vida. Mas é isso que a torna especial, porque agora você está construindo seu próprio relacionamento com ela e não o que eu estou te dizendo que o relacionamento tem que ser. Não há limites para isso, então é bem ilimitado.”

Ainda não há nenhuma previsão para o lançamento de nova músicas do Mudvayne. A única coisa que está confirmada é que a banda finalmente fará a sua estreia no Brasil este ano, como parte do festival Knotfest Brasil, segunda edição. A banda toca no sábado, dia 19, e os ingressos ainda estão disponíveis aqui.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *