Como Madonna escolheu música do Pantera para tocar em shows

Madonna sempre foi uma artista que nunca se limitou a um único estilo ou formato ao fazer suas músicas. Mas em 2008, até os fãs do metal tiveram uma surpresa durante a turnê Sticky & Sweet da cantora, ao final da música “Hung Up”, Madonna, que empunhava uma Gibson Les Paul preta, acompanhada de um cubo Orange, finalizava a música com nada menos do que o riff principal de “A New Level“, faixa do Pantera, do disco “Vulgar Display of Power“.

Mas como isso aconteceu? Bem, tudo começou quando Monte Pittman se tornou o mentor das seis cordas da mega pop star. Tendo sido guitarrista do Prong, o professor comenta em entrevista a Guitar World:

“Eu estava tentando explicar como manter a palheta no topo das cordas.

Aprendi quando Dimebag Darrell veio ver Prong em Dallas. Ele queria saber se estávamos fazendo a música Cut Rate e perguntou sobre a parte rítmica que não solta, que foi quando ele disse que seu segredo era nunca deixar a palheta sair da corda quando tocava muito rápido.

Lembro-me de ter ficado realmente impressionado por ele conhecer a música e dizer que o Prong era uma de suas bandas favoritas. Então, eu estava contando a Madonna sobre isso, e foi na época em que tínhamos uma nova banda…

Como a música de Madonna estava sendo trasposta para uma versão em D, A New Level” foi escolhida para servir de exemplo:

“Eu mostrei a ela A New Level do Pantera naquela afinação mais baixa para dar a ela algo fácil de aprender, porque as notas sobem um traste de cada vez.

No dia seguinte, ela entrou com uma garrafa de vinho com duas taças, então ficamos sentados bebendo e brincando. Então ela começou a tocar Pantera e parecia ótimo; ela se lembrou de ficar no topo das cordas.

Toda vez que todos pensávamos: ‘Oh, foi divertido hoje. Mas então ela fez isso no dia seguinte e no dia seguinte.

Depois de um tempo, apesar de ser um ensaio fechado, os gerentes de turnê e técnicos começaram a aparecer especificamente para aquela parte do set, como se a notícia de que Madonna estava fazendo um cover do Pantera tivesse se espalhado. E ficou no set!

Eu não sabia se as pessoas iriam odiar e ficar chateadas, mas todo mundo adorou. Os fãs de Madonna tendem a amar todo tipo de música.”

Essa não foi a primeira vez que a música de Dimebag Darrel fez escola. Em uma entrevista, Jerry Cantrell, guitarrista do Alice in Chains, disse ter pensado na faixa para compor o riff principal de “Them Bones”.

Abaixo você vê Madonna executando “A New Level“.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *