Enslaved anuncia novo álbum “Heimdal”

Os visionários de Bergen, o Enslaved, têm o orgulho de anunciar seu 16º álbum de estúdio, Heimdal, previsto para ser lançado no dia 3 de março de 2023, pela Nuclear Blast Records. As notícias de hoje trazem também o  lançamento de uma nova faixa empolgante, intitulada ‘Congelia’, juntamente com um videoclipe emotivo e ambiental.

Ivar Bjørnson & Grutle Kjellson do Enslaved comentaram:

“É muito estranho, mas muito incrível que agora estejamos falando sobre o lançamento de nosso 16º álbum; sim, nosso 16º álbum de estúdio. Nada mal para alguns malandros do oeste rural da Noruega, não é? Se você contar nossa viagem juntamente com a banda que durou muito pouco – a banda Phobia, já tocamos juntos por exatos 32 anos!

Em todos esses anos, a mitologia nórdica tem sido nosso cordão umbilical para os reinos do misticismo e da filosofia, e nossa porta de entrada para os reinos da psicologia profunda e dos mundos esotéricos para o além. Um dos personagens mais fascinantes da nossa mitologia é HEIMDAL, e ele está espreitando em nossas mentes como um enigma há três décadas. Sua primeira aparição foi em uma música chamada ‘Heimdallr’ em nossa fita demo ‘Yggdrasill’ em 1992, e ele teve papéis menores e mais significativos em nosso universo lírico ao longo dos anos.

Desta vez, decidimos dedicar todo um corpo de trabalho a este personagem mais enigmático e ao mais rico dos arquétipos – apresentamos ‘HEIMDAL’. Chegamos mais fundo e exploramos mais à frente do que nunca – o som do passado, presente e futuro da banda reunidas em canções nascidas de pura inspiração – é a força comum de um grupo de amigos e músicos.”

PRÉ-VENDA PARA ‘HEIMDAL’ AQUI: https://enslaved.bfan.link/heimdal.ema

OUÇA ‘CONGELIA’ AQUI: https://enslaved.bfan.link/congelia.ema

ASSISTA AO VIDEOCLIPE ‘CONGELIA’ AQUI:

 

Heimdal, é tanto um ponto de partida quanto uma comunhão com raízes forjadas há mais de três décadas nos turbulentos espasmos do nascimento da cena black metal da Noruega. O registro tem o nome de Heimdal, indiscutivelmente a entidade mais misteriosa da mitologia nórdica.

O álbum apresenta a faixa psicodélica ‘Caravans To The Outer Worlds’ do EP que leva o mesmo nome lançado no ano passado. As versões bônus do álbum contêm uma faixa extra, ‘Gangandi’, ao lado de uma cópia em Blu-Ray do impressionante evento de streaming Otherworldly Big Band Experience de 2021 – o projeto mais ousado da banda até hoje, apresentando a banda progressiva norueguesa Shaman Elephant. O show, que inclui um palco com luzes quase caleidoscópicas, apresenta um setlist estelar cobrindo a carreira do Enslaved, tanto com músicas do passado quanto do presente.

Tracklist “Heimdal”:
01. Behind The Mirror
02. Congelia
03. Forest Dweller
04. Kingdom
05. The Eternal Sea
06. Caravans To The Outer Worlds
07. Gangandi (Bonus Track)*
08. Heimdal

Formatos Heimdal por enquanto apenas importados:

  • CD
  • Edição Limitada Digipack CD (inc. Bonus Track) + Blu-Ray*
  • 2LP Capa Dupla – preto
  • 2LP Capa Dupla – branco + preto marmorizado (Nuclear Blast Excl.)
  • 2LP Capa Dupla – branco + verde marmorizado (Nuclear Blast + Lojas Selecionadas)
  • 2LP Capa Dupla – azul + branco marmorizado (UK Retail + EMP)
  • 2LP Capa Dupla – branco (USA Revolver Excl.)
  • 2LP Capa Dupla (inc. Bonus Track) + Blu-Ray – transparente c/ preto marmorizado (Nuclear Blast Excl.)*
  • 2LP Capa Dupla (inc. Bonus Track) + Blu-Ray – transparente c/ dourado marmorizado (Nuclear Blast Excl.)*

Heimdal foi produzido pelos próprios Ivar BjørnsonIver Sandøy Grutle Kjellson do Enslaved. A mixagem foi feita por Jens Bogren no Fascination Street Studios, e o tratamento final foi a masterização feita por Tony Lindgren. O conceito e a letra de Heimdal foram, como sempre, desenvolvidos por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson em conjunto.

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *