Forbes revela lista com as 38 maiores bandas de metal encabeçada pelo Metallica. Sepultura garante vaga
A conceituada revista Forbes, elaborou uma lista com as maiores 38 bandas de metal do mundo. Segundo os colaboradores da revista, a escolha dos nomes foi feita com base em sua proeminência e influência. Confira abaixo a lista completa e alguns detalhes sobre as escolhas
1.Metallica
Se há uma banda que teve um impacto astronomicamente massivo no metal e na música pesada, e também é a maior banda do gênero heavy metal, é o Metallica . Começando em 1981 em Los Angeles antes de se mudar para a cena thrash da área da baía de São Francisco, a carreira do Metallica ao longo dos anos 1980 é extremamente respeitada por seus discos thrash magistralmente elaborados e que misturam gêneros, a saber, Ride the Lightning (1984), Master of Puppets e …And Justice for All (1988), todos os quais ainda são alguns dos álbuns mais aclamados pela crítica e celebrados do heavy metal.
No entanto, após os anos 80, a carreira do Metallica decolou para novos patamares sem precedentes com o lançamento do Metallica de 1991, também conhecido como “The Black Album “. Este álbum não apenas impulsionou o Metallica a se tornar a maior banda de metal da face da Terra, mas também reforçou o argumento de que o Metallica era inequivocamente a maior banda de metal de todos os tempos. Até o momento, nenhuma outra banda de metal alcançou a mesma popularidade e aclamação da crítica generalizada que o Metallica. Embora a produção musical da banda após o Black Album não chegue perto das obras-primas sonoras que eles escreveram em seus primeiros 10 anos como uma banda, as realizações do Metallica estão tão longe e acima de qualquer outro ato de metal que seria visto como controverso não considerá-los como parte do Monte Rushmore do heavy metal. Enquanto o metal continuar existindo, o Metallica foi e sempre será uma das maiores bandas de metal de todos os tempos.
2. Black Sabbath
Simplificando, o metal não existiria se não fosse pelas lendas de Birmingham, Black Sabbath. Depois de levar o blues e o rock antigo para um território sonoro mais sombrio e agressivo, o Black Sabbath inventou o heavy metal com seus álbuns pioneiros e magistrais ao longo dos anos 1970. Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Masters of Reality (1971), Vol. 4 (1972), Sabbath Bloody Sabbath (1973) e Sabotage (1975), os seis primeiros álbuns da banda, são alguns dos discos mais influentes de todo o metal e eles sozinhos pavimentaram o caminho para todas as bandas e subgêneros sob o guarda-chuva do metal.
Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward serão sempre tidos em alta conta, não apenas porque seus trabalhos musicais estão entre os melhores de qualquer banda de metal, mas sem o Black Sabbath nenhuma das bandas desta lista existiria.
3. Iron Maiden
A New Wave of British Heavy Metal no início dos anos 1980 trouxe consigo algumas das bandas mais influentes e significativas do heavy metal, e o Iron Maiden não é exceção. Além de um ou dois outros atos, até o momento não há nenhuma outra banda de metal que tenha a mesma popularidade global que o Iron Maiden. O grupo britânico há muito tempo domina o gênero metal com seus riffs galopantes característicos, solos de guitarra duelantes e refrões antológicos, todos os quais agora são tropos encontrados na música metal como resultado da influência massiva do Iron Maiden.
Embora a banda tenha lançado apenas seu 17º álbum de estúdio em 2021, a discografia do Iron Maiden ao longo da década de 1980 é incomparável, com os álbuns The Number of the Beast (1982), Piece of Mind (1983), Powerslave (1984) e Somewhere in Time (1986) sendo discos marcantes no heavy metal.
4. Pantera
Fora do Metallica e do Slayer, é difícil apontar qualquer outro ato de metal do final dos anos 80 e início dos anos 90 que tenha tido um impacto tão significativo no gênero quanto o Pantera. Quase todas as bandas popularizadas que surgiram dos gêneros de metal e música pesada desde meados dos anos 90 foram de alguma forma influenciadas pelos riffs contagiantes e grooves poderosos do grupo de metal do Texas. Os irmãos Abbott, Dimebag Darrell e Vinnie Paul, junto com o vocalista Phil Anselmo e o baixista Rex Brown, criaram um dos sons mais influentes e intransigentes do metal. Com os álbuns Cowboys From Hell (1990), Vulgar Display of Power (1992), Far Beyond Driven (1994) e The Great Southern Trendkill (1996), o Pantera produziu um dos legados mais celebrados e amados do gênero.
Enquanto o guitarrista Dimebag Darrell foi tragicamente assassinado no palco em 2004 e o baterista Vinnie Paul faleceu em 2018, o Pantera se reuniu com os membros Phil Anselmo e Rex Brown, que estão ativamente em turnê com a banda e celebrando o legado dos irmãos Abbott e do Pantera.
5. Judas Priest
6. Ozzy Osbourne
Se há um músico que há muito tempo é sinônimo do gênero metal, é o Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne. Depois de uma carreira incrivelmente bem-sucedida liderando o pioneiro grupo britânico de metal Black Sabbath, Ozzy Osbourne viu novos níveis de sucesso após lançar sua própria carreira solo em 1980. Com o guitarrista pródigo Randy Rhoads ao seu lado, os primeiros álbuns de Ozzy Osbourne, Blizzard Of Oz (1980) e Diary of a Madman (1981), viram sucesso imediato da crítica, e hoje sucessos como “Crazy Train”, “Over The Mountain” e “Flying High Again” ainda são alguns dos hinos do metal mais celebrados e popularizados.
Após a trágica morte de Randy Rhodes em 1982, a carreira solo de Osbourne mudaria para sempre. No entanto, os guitarristas Jake E. Lee e Zakk Wylde levariam a carreira do cantor a novos patamares e territórios sonoros totalmente únicos.
7. Slipknot
8. Slayer
9. Tool
Quando se trata de escrever música progressiva contundente e emotiva, o TOOL está em uma liga própria. Formado em Los Angeles no final dos anos 80, o TOOL viu sucesso no início de sua carreira após o lançamento de seu LP de estreia sujo Undertow em 1990, e desde então quase todos os álbuns de estúdio da banda se tornaram sucessos multiplatina sensacionais.
Comparada à maioria do pop contemporâneo, a música do TOOL pode se apresentar como se fosse algum tipo de equação matemática desafiadora e, apesar de não ter nenhum apelo popular, o metal progressivo instigante e incomparável do TOOL é continuamente apreciado por milhões de fãs apaixonados ao redor do mundo.
10. Avenged Sevenfold
11. System of a Down
12. Deftones
13. Rammstein
14. Korn
Depois de liderar o movimento Nu metal em meados dos anos 90 e início dos anos 2000, o Korn mudou a música metal para sempre. Com os álbuns Korn (1994), Life is Peachy (1996) e Follow The Leader (1998), o grupo de Bakersfield, Califórnia, amalgamou as guitarras pesadas e graves do groove metal com suas próprias melodias melancólicas alternativas, que frequentemente giravam em torno de temas líricos e imagens perturbadoras.
Desde então, o Korn passou a produzir um dos sons mais amplamente reconhecidos do metal, e hoje a banda só cresceu com o ressurgimento do Nu metal e outras bandas com ideias semelhantes.
15. Gojira
O grupo francês de metal extremo Gojira é sem dúvida uma das bandas de metal moderno mais respeitadas e influentes. Com os álbuns From Mars to Sirius (2005) e The way of all flesh (2008), Gojira recebeu alguns dos maiores elogios de qualquer banda de metal dos anos 2000. Sem mencionar os álbuns mais recentes de Gojira, Magma (2016) e Fortitude (2021), que os estabeleceram como um nome familiar e até lhes renderam várias indicações ao Grammy.
Mais recentemente, no entanto, o Gojira fez história ao se tornar a primeira banda de metal a se apresentar nas Olimpíadas durante a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris de 2024, consolidando-se ainda mais como uma das bandas mais renomadas do gênero.
16. Megadeth
Após se separar do Metallica no início dos anos 80, o guitarrista Dave Mustaine formaria uma das bandas de thrash mais significativas do metal com o Megadeth. Ao longo dos anos 80 e início dos anos 90, o Megadeth elevou o subgênero já tecnicamente exigente a novos territórios ainda mais intrincados e instigantes com os álbuns Peace Sells…But Who’s Buying? (1986), Rust In Peace (1990) e Countdown To Extinction (1992).
Como parte do Big Four do thrash metal, o Megadeth é frequentemente aclamado como uma das bandas de metal mais influentes da década de 1980, e hoje o trabalho da banda é rotineiramente celebrado entre fãs de longa data e novas gerações que estão apenas descobrindo os ícones do thrash.
17. Dio
18. Death
19. Motörhead
21. Sepultura
A banda brasileira de thrash metal pode ser uma das bandas mais bem-sucedidas da música pesada, pois influenciou sozinha uma infinidade de cenas e subgêneros, até mesmo aqueles fora do metal. Os irmãos Max e Igor Cavalera foram pioneiros quando se tratava de levar o thrash metal a territórios novos e mais interessantes, particularmente nos álbuns Schizophrenia (1987), Beneath the Remains (1989) e Arise (1991), que abririam caminho para o subgênero death metal e influenciaram muito o som crossover thrash da cena hardcore.
Além disso, em seus álbuns dos anos 90, Chaos AD (1993) e Roots (1996), o Sepultura se reinventou com elementos de groove metal que mais tarde decolariam e estabeleceriam a cena Nu metal do final dos anos 90 e início dos anos 2000.
22. Mastodon
23. Lamb of God
Entre algumas bandas selecionadas, o Lamb of God de Richmond, Virgínia, é uma das bandas de metal mais formidáveis do início dos anos 2000. Com os álbuns As The Palaces Burn (2003), Ashes of the Wake (2004) e Sacrament (2006), o Lamb of God cultivou um dos legados mais respeitados entre as bandas do subgênero New Wave Of American Heavy Metal.
O groove implacável e a estética thrash metal da banda, juntamente com uma atitude punk única, renderam elogios em todos os corredores da música pesada e extrema. Ultimamente, o Lamb of God tem se apresentado em arenas lotadas ao redor do mundo como um dos últimos e maiores shows de arena do gênero.
24. Machine Head
25. Meshuggah
Posicionando-se como possivelmente a banda mais pesada que já existiu, os inconfundíveis grooves hipnóticos “djent” do Meshuggah são deliciosamente pesados, assim como são onipresentes em todo o metal moderno. Desde meados dos anos 90, o grupo sueco tem sido aclamado como os padrinhos do subgênero djent metal — uma abordagem do metal progressivo que é mais conhecida por seus riffs de guitarra intrincados, pesados e graves. Com os álbuns Destroy Erase Improve (1995), ObZen (2008) e Koloss (2012), o Meshuggah provou repetidamente que é o legítimo campeão do subgênero.
Mais recentemente, o som da banda conquistou um forte culto de seguidores no metal, que se estendeu até mesmo a bandas virais do mainstream como Sleep Token e Spiritbox.
26. Anthrax
27. Cannibal Corpse
28. Converge
29. Danzig
30. King Diamond
31. Nightwish
32. Dream Theater
O grupo de metal progressivo da Nova Inglaterra Dream Theater é um dos — se não o mais — ato de progressivo puro popularizado no metal. Formado no final dos anos 80 após se reunir no Berklee College of Music de Boston, o Dream Theater desde então estabeleceu um culto gigantesco de seguidores por meio de sua infinidade de discos aclamados pela crítica, incluindo Images and Words de 1992 e Metropolis, Pt: 2 Scenes From a Memory de 1999 , que mostram suas composições progressivas pesadas, intrincadas e épicas.
Embora a abordagem da banda para composição não seja exatamente aceita pelo grande público, o Dream Theater conseguiu prosperar nas cenas de rock e metal sendo uma das bandas mais ecléticas e intransigentes do mercado.
33. Kyuss
34. Napalm Death
35. Behemoth
36. Exodus
37. At The Gates
38. Carcass