Forbes revela lista com as 38 maiores bandas de metal encabeçada pelo Metallica. Sepultura garante vaga

A conceituada revista Forbes, elaborou uma lista com as maiores 38 bandas de metal do mundo. Segundo os colaboradores da revista, a escolha dos nomes foi feita com base em sua proeminência e influência. Confira abaixo a lista completa e alguns detalhes sobre as escolhas

1.Metallica

Se há uma banda que teve um impacto astronomicamente massivo no metal e na música pesada, e também é a maior banda do gênero heavy metal, é o Metallica . Começando em 1981 em Los Angeles antes de se mudar para a cena thrash da área da baía de São Francisco, a carreira do Metallica ao longo dos anos 1980 é extremamente respeitada por seus discos thrash magistralmente elaborados e que misturam gêneros, a saber, Ride the Lightning (1984), Master of Puppets e …And Justice for All (1988), todos os quais ainda são alguns dos álbuns mais aclamados pela crítica e celebrados do heavy metal.

No entanto, após os anos 80, a carreira do Metallica decolou para novos patamares sem precedentes com o lançamento do Metallica de 1991, também conhecido como “The Black Album “. Este álbum não apenas impulsionou o Metallica a se tornar a maior banda de metal da face da Terra, mas também reforçou o argumento de que o Metallica era inequivocamente a maior banda de metal de todos os tempos. Até o momento, nenhuma outra banda de metal alcançou a mesma popularidade e aclamação da crítica generalizada que o Metallica. Embora a produção musical da banda após o Black Album não chegue perto das obras-primas sonoras que eles escreveram em seus primeiros 10 anos como uma banda, as realizações do Metallica estão tão longe e acima de qualquer outro ato de metal que seria visto como controverso não considerá-los como parte do Monte Rushmore do heavy metal. Enquanto o metal continuar existindo, o Metallica foi e sempre será uma das maiores bandas de metal de todos os tempos.

2. Black Sabbath

Simplificando, o metal não existiria se não fosse pelas lendas de Birmingham, Black Sabbath. Depois de levar o blues e o rock antigo para um território sonoro mais sombrio e agressivo, o Black Sabbath inventou o heavy metal com seus álbuns pioneiros e magistrais ao longo dos anos 1970. Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Masters of Reality (1971), Vol. 4 (1972), Sabbath Bloody Sabbath (1973) e Sabotage (1975), os seis primeiros álbuns da banda, são alguns dos discos mais influentes de todo o metal e eles sozinhos pavimentaram o caminho para todas as bandas e subgêneros sob o guarda-chuva do metal.

Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward serão sempre tidos em alta conta, não apenas porque seus trabalhos musicais estão entre os melhores de qualquer banda de metal, mas sem o Black Sabbath nenhuma das bandas desta lista existiria.

3. Iron Maiden

A New Wave of British Heavy Metal no início dos anos 1980 trouxe consigo algumas das bandas mais influentes e significativas do heavy metal, e o Iron Maiden não é exceção. Além de um ou dois outros atos, até o momento não há nenhuma outra banda de metal que tenha a mesma popularidade global que o Iron Maiden. O grupo britânico há muito tempo domina o gênero metal com seus riffs galopantes característicos, solos de guitarra duelantes e refrões antológicos, todos os quais agora são tropos encontrados na música metal como resultado da influência massiva do Iron Maiden.

Embora a banda tenha lançado apenas seu 17º álbum de estúdio em 2021, a discografia do Iron Maiden ao longo da década de 1980 é incomparável, com os álbuns The Number of the Beast (1982), Piece of Mind (1983), Powerslave (1984) e Somewhere in Time (1986) sendo discos marcantes no heavy metal.

4. Pantera

Fora do Metallica e do Slayer, é difícil apontar qualquer outro ato de metal do final dos anos 80 e início dos anos 90 que tenha tido um impacto tão significativo no gênero quanto o Pantera. Quase todas as bandas popularizadas que surgiram dos gêneros de metal e música pesada desde meados dos anos 90 foram de alguma forma influenciadas pelos riffs contagiantes e grooves poderosos do grupo de metal do Texas. Os irmãos Abbott, Dimebag Darrell e Vinnie Paul, junto com o vocalista Phil Anselmo e o baixista Rex Brown, criaram um dos sons mais influentes e intransigentes do metal. Com os álbuns Cowboys From Hell (1990), Vulgar Display of Power (1992), Far Beyond Driven (1994) e The Great Southern Trendkill (1996), o Pantera produziu um dos legados mais celebrados e amados do gênero.

Enquanto o guitarrista Dimebag Darrell foi tragicamente assassinado no palco em 2004 e o baterista Vinnie Paul faleceu em 2018, o Pantera se reuniu com os membros Phil Anselmo e Rex Brown, que estão ativamente em turnê com a banda e celebrando o legado dos irmãos Abbott e do Pantera.

5. Judas Priest

6. Ozzy Osbourne

Se há um músico que há muito tempo é sinônimo do gênero metal, é o Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne. Depois de uma carreira incrivelmente bem-sucedida liderando o pioneiro grupo britânico de metal Black Sabbath, Ozzy Osbourne viu novos níveis de sucesso após lançar sua própria carreira solo em 1980. Com o guitarrista pródigo Randy Rhoads ao seu lado, os primeiros álbuns de Ozzy Osbourne, Blizzard Of Oz (1980) e Diary of a Madman (1981), viram sucesso imediato da crítica, e hoje sucessos como “Crazy Train”, “Over The Mountain” e “Flying High Again” ainda são alguns dos hinos do metal mais celebrados e popularizados.

Após a trágica morte de Randy Rhodes em 1982, a carreira solo de Osbourne mudaria para sempre. No entanto, os guitarristas Jake E. Lee e Zakk Wylde levariam a carreira do cantor a novos patamares e territórios sonoros totalmente únicos.

7. Slipknot

8. Slayer

9. Tool

Quando se trata de escrever música progressiva contundente e emotiva, o TOOL está em uma liga própria. Formado em Los Angeles no final dos anos 80, o TOOL viu sucesso no início de sua carreira após o lançamento de seu LP de estreia sujo Undertow em 1990, e desde então quase todos os álbuns de estúdio da banda se tornaram sucessos multiplatina sensacionais.

Comparada à maioria do pop contemporâneo, a música do TOOL pode se apresentar como se fosse algum tipo de equação matemática desafiadora e, apesar de não ter nenhum apelo popular, o metal progressivo instigante e incomparável do TOOL é continuamente apreciado por milhões de fãs apaixonados ao redor do mundo.

10. Avenged Sevenfold

11. System of a Down

12. Deftones

13. Rammstein

14. Korn

Depois de liderar o movimento Nu metal em meados dos anos 90 e início dos anos 2000, o Korn mudou a música metal para sempre. Com os álbuns Korn (1994), Life is Peachy (1996) e Follow The Leader (1998), o grupo de Bakersfield, Califórnia, amalgamou as guitarras pesadas e graves do groove metal com suas próprias melodias melancólicas alternativas, que frequentemente giravam em torno de temas líricos e imagens perturbadoras.

Desde então, o Korn passou a produzir um dos sons mais amplamente reconhecidos do metal, e hoje a banda só cresceu com o ressurgimento do Nu metal e outras bandas com ideias semelhantes.

15. Gojira

O grupo francês de metal extremo Gojira é sem dúvida uma das bandas de metal moderno mais respeitadas e influentes. Com os álbuns From Mars to Sirius (2005) The way of all flesh (2008), Gojira recebeu alguns dos maiores elogios de qualquer banda de metal dos anos 2000. Sem mencionar os álbuns mais recentes de Gojira, Magma (2016) e Fortitude (2021), que os estabeleceram como um nome familiar e até lhes renderam várias indicações ao Grammy.

Mais recentemente, no entanto, o Gojira fez história ao se tornar a primeira banda de metal a se apresentar nas Olimpíadas durante a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris de 2024, consolidando-se ainda mais como uma das bandas mais renomadas do gênero.

16. Megadeth

Após se separar do Metallica no início dos anos 80, o guitarrista Dave Mustaine formaria uma das bandas de thrash mais significativas do metal com o Megadeth. Ao longo dos anos 80 e início dos anos 90, o Megadeth elevou o subgênero já tecnicamente exigente a novos territórios ainda mais intrincados e instigantes com os álbuns Peace Sells…But Who’s Buying? (1986), Rust In Peace (1990) e Countdown To Extinction (1992).

Como parte do Big Four do thrash metal, o Megadeth é frequentemente aclamado como uma das bandas de metal mais influentes da década de 1980, e hoje o trabalho da banda é rotineiramente celebrado entre fãs de longa data e novas gerações que estão apenas descobrindo os ícones do thrash.

17. Dio

18. Death

19. Motörhead

20. Type O Negative

21. Sepultura

A banda brasileira de thrash metal pode ser uma das bandas mais bem-sucedidas da música pesada, pois influenciou sozinha uma infinidade de cenas e subgêneros, até mesmo aqueles fora do metal. Os irmãos Max e Igor Cavalera foram pioneiros quando se tratava de levar o thrash metal a territórios novos e mais interessantes, particularmente nos álbuns Schizophrenia (1987), Beneath the Remains (1989) e Arise (1991), que abririam caminho para o subgênero death metal e influenciaram muito o som crossover thrash da cena hardcore.

Além disso, em seus álbuns dos anos 90, Chaos AD (1993) e Roots (1996), o Sepultura se reinventou com elementos de groove metal que mais tarde decolariam e estabeleceriam a cena Nu metal do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

22. Mastodon

23. Lamb of God

Entre algumas bandas selecionadas, o Lamb of God de Richmond, Virgínia, é uma das bandas de metal mais formidáveis ​​do início dos anos 2000. Com os álbuns As The Palaces Burn (2003), Ashes of the Wake (2004) e Sacrament (2006), o Lamb of God cultivou um dos legados mais respeitados entre as bandas do subgênero New Wave Of American Heavy Metal.

O groove implacável e a estética thrash metal da banda, juntamente com uma atitude punk única, renderam elogios em todos os corredores da música pesada e extrema. Ultimamente, o Lamb of God tem se apresentado em arenas lotadas ao redor do mundo como um dos últimos e maiores shows de arena do gênero.

24. Machine Head

25. Meshuggah

Posicionando-se como possivelmente a banda mais pesada que já existiu, os inconfundíveis grooves hipnóticos “djent” do Meshuggah são deliciosamente pesados, assim como são onipresentes em todo o metal moderno. Desde meados dos anos 90, o grupo sueco tem sido aclamado como os padrinhos do subgênero djent metal — uma abordagem do metal progressivo que é mais conhecida por seus riffs de guitarra intrincados, pesados ​​e graves. Com os álbuns Destroy Erase Improve (1995), ObZen (2008) e Koloss (2012), o Meshuggah provou repetidamente que é o legítimo campeão do subgênero.

Mais recentemente, o som da banda conquistou um forte culto de seguidores no metal, que se estendeu até mesmo a bandas virais do mainstream como Sleep Token e Spiritbox.

26. Anthrax

27. Cannibal Corpse

28. Converge

29. Danzig

30. King Diamond

31. Nightwish

32. Dream Theater

O grupo de metal progressivo da Nova Inglaterra Dream Theater é um dos — se não o mais — ato de progressivo puro popularizado no metal. Formado no final dos anos 80 após se reunir no Berklee College of Music de Boston, o Dream Theater desde então estabeleceu um culto gigantesco de seguidores por meio de sua infinidade de discos aclamados pela crítica, incluindo Images and Words de 1992 e Metropolis, Pt: 2 Scenes From a Memory de 1999 , que mostram suas composições progressivas pesadas, intrincadas e épicas.

Embora a abordagem da banda para composição não seja exatamente aceita pelo grande público, o Dream Theater conseguiu prosperar nas cenas de rock e metal sendo uma das bandas mais ecléticas e intransigentes do mercado.

33. Kyuss

34. Napalm Death

35. Behemoth

36. Exodus

37. At The Gates

38. Carcass

Marcio Machado

Formado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Fundador e editor do Confere Só, que começou como um perfil do instagram em 2020, para em 2022 se expandir para um site. Ouvinte de rock/metal desde os 15 anos, nunca foi suficiente só ouvir aquela música, mas era preciso debater sobre, destrinchar a obra, daí surgiu a vontade de escrever que foi crescendo e chegando a lugares como o Whiplash, Headbangers Brasil, Headbangers News, 80 Minutos, Gaveta de Bagunças e outros, até ter sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *