Joe Satriani diz que “chegou perto” de fazer shows com Alex Van Halen e David Lee Roth
Joe Satriani falou durante uma aparição no programa “Out Of The Box”, sobre ser abordado para tocar as partes de guitarra de Eddie Van Halen como parte projeto de tributo ao Van Halen, junto com Alex Van Halen e David Lee Roth. Relembrando como surgiu a proposta, ele diz:
“Recebi uma ligação do nada de Alex Van Halen, que eu nunca havia conhecido até então, e ele representa o inimaginável para mim, que é sair com uma turnê do Van Halen, tocando guitarra. E como já disse a outras pessoas, ouvi minha voz dizendo: ‘Sim, farei isso’, antes que meu cérebro realmente pensasse: ‘Não diga ‘sim’. Isso é uma coisa impossível de fazer; você não pode substituir Eddie Van Halen. Ninguém pode.’ Mas eu tive uma conversa tão boa com Alex, e apenas o conheci em alguns telefonemas. E ele trouxe Dave para o circuito, que eu conheci antes, mas não posso realmente dizer que conheço o homem … E chegamos perto de fazer esse tipo de show que a cidade de Nova York estava realizando no último ano. E isso teria sido assustador, porque faltavam apenas três semanas. E eu ainda estava ouvindo as coisas do Van Halen, mas ainda trabalhando em meu último álbum solo. Então foi “Não estávamos preparados. Não havia baixista. Eles realmente não tinham me dito quem iria tocar baixo. E então havia toda a controvérsia sobre quem realmente deveria estar na banda. E eu estava do lado de fora; eu “Sou apenas um cara novo. Era eu quem dizia: ‘A propósito, quem está tocando baixo?’ E, ‘ Sammy Hagar vai aparecer?’ E, ‘Você falou com Mike Anthony?’ Assim, as conversas continuaram. Eu me encontrei com Alex em um ponto quando fui para Los Angeles. Mas acho que há algumas coisas internas que precisam ser trabalhadas com a família, e depois com a família da banda VAN HALEN, que é meio grande. Mais uma vez, sinto que não estou perto do topo dessa fila. E muitas vezes eu disse a Alex : ‘Tem certeza? Eu?’ Porque eu não atuo como Eddie. Eu sou apenas um superfã. E eu certamente posso tocar o material. Mas Eddie era tão original – do jeito que ele corria no palco, cantava e tocava. É incrível.”
Satriani também disse mais uma vez que Wolfgang Van Halen é uma escolha mais natural para interpretar os papéis de Eddie Van Halen do que qualquer outra pessoa. Ele fez seus comentários três meses depois que Wolfgang cantou as canções de seu falecido pai nos concertos de tributo a Taylor Hawkins . O filho de Eddie Van Halen tocou três músicas do VAN HALEN – “On Fire” , “Hot For Teacher” e “Panama” – ao longo de dois shows em setembro ao lado de Dave Grohl no baixo, Josh Freese na bateria e Justin Hawkins nos vocais:
“Isso foi lindo, não foi?” Joe disse sobre a homenagem de Wolfgang a seu pai. Foi a primeira coisa que pensei depois. Fiquei, como qualquer outro fã do Van Halen, tão aliviado ao ver uma expressão muito bonita de um filho tocando as coisas do pai. E depois de todo o peso que deve estar sobre os ombros de Wolf sobre isso a coisa toda, e ele teve que lidar com Dave e todo mundo comentando sobre isso. E ele foi e resolveu isso ali mesmo. Então eu pensei comigo mesmo, bem, ele deveria fazer isso, e talvez apenas ele e seu tio Al deveriam resolver isso. E seria bom se de alguma forma Dave e Sammy poderia meio que se beijar e fazer as pazes e descobrir uma maneira de fazer isso direito. Conheço Sammy muito bem e conversamos o tempo todo, e ele está sempre aberto para seguir em frente e consertar as cercas. Então, estou esperançoso de que talvez ele possa ter uma mão nisso.”